AS MANCHETES DA PRIMEIRA PÁGINA – 16/07/13

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 16/07/2013 às 8:34

Comércio abre no feriado da padroeira

Feriado municipal de Nossa Senhora do Carmo tem comércio aberto nesta terça-feira (16) no centro do Recife. Lojistas tentam sair do sufoco pela falta de vendas nos dias de protestos que pararam a cidade.

Procissão

A procissão de Nossa Senhora do Carmo terá um percurso de quase 8 km. A imagem da santa será carregada, a partir das 17h, partindo da Avenida Dantas Barreto para a Igreja do Carmo em Olinda. Os fiéis, acostumados com as tradicionais profissões apenas pelo centro da cidade, farão caminhada bem mais longa que o convencional.

PEC dos mensaeiros

PEC 18, de Jarbas Vasconcelos, finalmente entra na fila para julgamento no Senado. Por conta dessa PEC ele quase sai no braço com o presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), Vital do Rêgo (PMDB-PB), e o relator da matéria, Eduardo Braga (PMDB-AM), pelo fato de a PEC não ter avançado. Havia um evidente desejo de não deixar o projeto andar por conta dos muitos parlamentares que estão sendo processados e ainda a turma do mensalão, condenada recentemente pela justiça, mas buscando proteção nas esferas políticas.

Dilma recebe os evangélicos

Depois de ser sido criticada pelos deputados/pastores por ter recebido a turma LGBT, a presidente Dilma foi orientada por Lula e está cumprindo as tarefas: na última segunda-feira (15) recebeu, simpática e sorridente, a bancada evangélica. Na saída os deputados/pastores disseram que oraram pela presidente durante a reunião.

Atenção estudantes de medicina

Foi publicado no Diário Oficial da última segunda-feira (15), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o edital que explicacomo será a aplicação do pré-teste do Revalida, exame de revalidação de diplomas de medicina estrangeiros, a estudantes brasileiros. O exame acontece no dia 25 de agosto.

Deputado evangélico renuncia para evitar julgamento no foro privilegiado

Mário de Oliveira, deputado federal por Minas Gerais e presidente da Igreja Evangélica Triangular, deixa o seu mandato para continuar solto. O deputado, acusado de ter envolvimento em corrupção, entrega o cargo a um sobrinho, que é obreiro da sua igreja. Se ele continuasse com o mandato cairia na mão de Joaquim Barbosa. Com a renúncia, o julgamento cai para a primeira instância, facilitando a situação de Mário.

Foro Privilegiado

O Senado de Renan Calheiros e José Sarney quer tirar os julgamentos dos políticos com mandato do foro privilegiado. Ficando no foro, o julgamento é rápido e o político condenado será julgado pelo ministro Joaquim Barbosa, assim como aconteceu com a turma do mensalão. Saindo do privilégio, ele cai no terreno das manobras das outras instâncias da justiça. O senador Jarbas Vasconcelos pede a população que fique atenta para essa estratégia que está sendo costurada.

Eike Batista perde mais

Bolsa continua derrubando as empresas de Eike Batista. O grupo continua despencando no ranking da Bolsa de Valores: estão diminuindo as esperanças do governo de receber os R$ 10,4 bilhões do BNDES, emprestados ao empresário.

A crise da Oi

A Oi está vendendo cabos e torres para reduzir seu individamento.

A farra da Força Áerea Brasileira

A FAB fez 22 voos, com 141 pessoas, só no último fim de semana.

O dolar empurrando o preço do pão

O pão vai continuar ficando mais caro tendo em vista que o preço é estimulado pela alta do dólar.

Espionagem

O ministro da Defesa, Celso Amorim, continua atordoado com a espionagem americana no Brasil. Já o ministro da Relações exteriores, Antônio Patriota, fala da criação de um grupo para pedir informações aos americanos.

Greve dos médicos

Nos dias 23, 30 e 31 de julho, serão suspensos os serviços ambulatoriais e cirurgias marcadas, inclusive na rede particular. Os médicos garantem que as urgências e emergências funcionarão normalmente nesses dias. A briga dos médicos é contra o projeto do governo que aumenta o tempo de duração do curso de medicina e que vai trazer médicos do exteriorpara atuar no País. O projeto está no Congresso e já tem 570 emendas. Para o presidente do sindicato dos médicos de Pernambuco, Mário Jorge Lobo, o projeto é eleitoreiro.

Greve também na Chesf

Os funcionários de Pernambuco, Bahia, Ceará, Brasília e São Paulo estão parados, apenas realizando os chamados serviços essenciais. Eles brigam por reajuste salarial e a manutenção dos direitos já conquistados.

Mulher morre atropelada por composição do metrô

Ela foi atingida por um vagão do metrô a dois quilometros da estação Cosme e Damião, na Várzea. Não se sabe se ela se jogou ou se foi empurrada. O corpo ainda não foi identificado.

Fim do Orçamento Participativo

Principal programa das gestões municipais do PT no Recife, o programa criado por João Paulo foi tirado de circulação com Geraldo Julio. Será feito um outro tipo de consulta popular, parecido com o “Todos por Pernambuco”, do Governo do Estado, onde não há votações de obras pelas comunidades.

Violência

Adolescente assassinado a tiros na comunidade dos Coelhos, Região Metropolitana do Recife.

Sport entra em campo contra o Avaí

Nesta terça-feira (16) o rubro-negro recifense tenta emplacar a terceira vitória seguida no começo da nova rodada da Série B, às 21h, na Ilha do Retiro. O Sport está em quinto lugar na tabela e se vencer chega ao G4. Durante os treinos, o técnico Marcelo Martelotte experimentou o volante Fábio Bahia na vaga do suspenso Rithely. Contudo, o titular será Renan, que foi poupado da preparação.

Santa vai colocar reservas para jogar

O Santa Cruz faz uma espécie de amistoso-treino hoje, contra o Goiana. O jogo será fora de casa e vai servir para esquentar os atletas que jogam menos vezes na equipe. Será a oportunidade de testar o meia Natan, que está há 50 dias sem jogar por causa de uma lesão muscular. O tricolor do Arruda se prepara para o confronto com o Águia de Marabá, no próximo domingo (21), fora de casa.

Tá difícil para o Náutico

O Náutico já tem a pior campanha na história dos pontos corridos até agora. O alvirrubro vive mal momento e está em situação pior do que na mesma época em que caiu da primeira divisão, em 2009. O time continua concentrando os esforços no retorno do atacante Kieza, mas não está sendo fácil. As negociações com o Shangai Shenxin, da China, onde Kieza atua, emperraram.

Boatos sobre o fim do Bolsa Família

Oposição pretende recorrer à Procuradoria para investigar governo sobre boatos do fim do Bolsa Família...

Debate

Nesta terça-feira (16), "Serviços públicos: as prefeituras" é o tema do debate das 11h.