Greve dos bancários em Pernambuco tem forte adesão dos bancos públicos neste segundo dia

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 20/09/2013 às 8:30

Da Redação

banco
Foto: Marcelo Soares/ Acervo JC Imagem

Nesta sexta-feira (20), segundo dia da greve dos bancários, a adesão entre as agências do centro do Recife é praticamente total. A repórter Karoline Fernandes fez um giro pelas ruas do centro e traz outras informações sobre a situação dos bancos nesta sexta-feira:

Em Pernambuco, 259 de um total de 603 agências bancárias ficaram fechadas nessa quinta-feira (19), primeiro dia de greve dos bancários em todo país. Os trabalhadores reivindicam reajuste salarial de 11,93%, participação nos lucros e resultados, piso de R$ 2.860,21 e auxílios alimentação, refeição e creche babá, plano de cargos, carreiras e salários em todos os bancos, mais contratações e fim das metas abusivas e do assédio moral.

O sindicato que representa a categoria calcula que metade dos 12 mil bancários estão de braços cruzados. Com a greve, os clientes ficam sem poder efetuar empréstimos, mudar ou criar de senhas e ainda resgatar cheques.

Os institutos de defesa do consumidor explicam que a greve dos bancários não é desculpa para atraso no pagamento das faturas. A presidente do sindicato dos bancários, Jaqueline Melo afirma que a mobilização começa com força: