Ação inusitada de delegado ajuda no trabalho da polícia, em Jaboatão dos Guararapes

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 07/11/2013 às 16:40
Da Rádio Jornal Foto: Reprodução do Facebook Foto: Reprodução do Facebook

Uma ação inusitada, mas com o objetivo de colaborar para a segurança pública, foi recebida com surpresa pela população, gerando um debate sobre a atitude. O responsável pela Delegacia de Jaboatão Centro, Igor Leite, divulgou pela rede social Facebook o número do celular funcional para a população realizar denúncias diretamente a ele. A campanha é intitulada Fale com o seu delegado. Para o presidente da Associação de Delegados de Polícia de Pernambuco, Flaubert Queiroz, a iniciativa não tem irregularidades e classifica a ação como pró-ativa. Ele relata que isso aproxima a população e pode acabar sendo usada por outros profissionais.

O delegado Igor Leite informou o número do telefone funcional na última segunda-feira (4) e diz que o anonimato é total. Entre as denúncias que podem ser feitas via telefone ou Facebook estão o tráfico de drogas, porte de arma de fogo, informações sobre suspeitos de cometer assaltos e homicídios. Ele detalha que a utilização das redes sociais são um importante aliado para o trabalho da polícia.

Segundo o delegado, a divulgação do número não traz riscos porque o contato é por telefone. A rede social, em tese em si, ampliando o acesso às pessoas acarreta uma diminuição da privacidade, mas o custo benéfico é positivo. Igor ainda explica que outras ações já são desenvolvidas, como uma brinquedoteca.

A Delegacia de Jaboatão Centro atende a uma população superior a 200 mil pessoas. O número disponibilizado por Igor Leite é 9488-7171. Quem morar na região e preferir não falar diretamente com o delegado ou residir em outra cidade da Região Metropolitana também pode ligar para o Disque Denúncia, no telefone 3421-9595. O anonimato é garantido.

O repórter Thiago Graf, especial para a Rádio Jornal, traz esses detalhes na matéria: