Foto: Ricardo B. Labastier/ JC imagem
Neste sábado de Zé Pereira, dia 1º, as ruas do Recife recebem o desfile do Galo da Madrugada. A folia começa às 9h com uma tradicional queima de fogos e são 10 horas de festa da Travessa do Forte até a Rua do Sol com 30 trios elétricos com o tema Frevo no Auto do Reino de Ariano.
No Café da Manhã do Galo, no Forte das Cinco Pontas, foliões começam a festa. Foto: Rafael Carneiro/ Rádio JC News
Entre as atrações, destaque para Quinteto Violado, André Rio, Nena Queiroga, João do Morro, Fafá de Belém e Banda Calypso. O Clube de Máscaras Galo da Madrugada foi criado em 1978 e teve como organizador Eneas Freire. Em 1994 a agremiação entrou para o Guiness Book, o livro dos recordes, como a que mais arrastou foliões no mundo.
O paraibano Ariano Suassuna é autor de vários clássicos da literatura como o Auto da Compadecida e o romance da Pedra do Reino. O homenageado deste ano do Galo da Madrugada ressalta a importância do clube para o reinado de Momo:
Ao todo 52 linhas de ônibus tiveram a frota reforçada neste sábado para o desfile do Galo da Madrugada. Vale lembrar que 120 linhas estão com o itinerário modificado por conta do evento.
25 coletivos compõem o Expresso da Folia entre as 7h e as 18h nos shopping´s Riomar, Tacaruna, Recife e Plaza. No metrô, vão ser 18 trens na Linha Centro com intervalos de três minutos e meio e dez na Linha Sul com intervalos de cinco minutos.
Cento e quarenta banheiros químicos foram instalados ao longo dos 6 km de percurso do Galo. Equipes da Secretaria Municipal de Saúde vão estar no Forte das Cinco Pontas, Praça Sérgio Loreto e Ponte Princesa Isabel.
Para divulgar a cultura da não violência, o Bloco Brinque na Paz vai estar concentrado nas imediações da estação central do metrô.
Rômulo Menezes, presidente do Galo da Madrugada fala sobre o o desfile:
É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige técnicas e recursos específicos.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados. Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.