Último dia para recifenses realizarem recadastramento biométrico


Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 31/03/2014 às 7:10
Leitura:
Da Rádio Jornal Atualizado às 14h15 Foto: Karoline Fernandes/ Rádio JC News Foto: Karoline Fernandes/ Rádio JC News

O prazo para o recadastramento biométrico acaba nesta segunda-feira (31), no Recife. 11 postos do Tribunal Regional Eleitoral vão funcionar das oito da manhã 18h. Eles ficam na Av. Rui Barbosa, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no Forte das Cinco Pontas, na Prefeitura do Recife, Câmara Municipal, Fórum do Recife, nos Juizados Especiais da Imbiribeira, Cartórios do Arruda e Areias e no Centro de Atendimento das Urnas na Avenida Caxangá.

No posto da Av. Rui Barbosa os eleitores retardatários vão precisar ter paciência. A repórter Karoline Fernandes foi ao local para acompanhar a movimentação. Ela conversou com a coordenadora da biometria em Pernambuco, Rachel Salazar, que explicou que o recadastramento vai ser realizado até às 18h. Rachel afirma que quem agendou não vai ter problema, mas quem não realizou o agendamento vai ter que tentar pegar um ficha, já que o número de fichas será limitado.  De acordo com a coordenadora, a média de espera vai ser de 3 horas para quem não agendou o recadastramento.

Ouça as orientações no flash de Karoline:

Grande fila se forma nesta segunda-feira (31), pelos eleitores retardatários, na Av. Rui Barbosa, no bairro das Graças Foto: Karoline Fernandes/ Rádio JC News Grande fila se forma nesta segunda-feira (31), pelos eleitores retardatários, na Av. Rui Barbosa, no bairro das Graças
Foto: Karoline Fernandes/ Rádio JC News

Neste fim de semana a procura pelos postos de atendimento do TRE foi grande. No sábado(29), houve tumulto em frente ao Forte das Cinco Pontas, por que dezenas de pessoas que não tinham agendado atendimento, tentaram regularizar o cadastro e não tiveram sucesso.

Quem não comparecer aos postos de atendimento vai ter o título cancelado.

A repórter Katarina Vieira, especial para a Rádio Jornal, traz os detalhes no flash:

O ouvinte Paulo Henrique do Cordeiro relatou, em entrevista ao programa Super Manhã, a situação do posto no Rio Mar Shopping:

O deputado federal do PMDB Raul Henry, também concedeu entrevista ao programa. Ele é autor de um projeto que diz que caso o município não atinja 80% dos eleitores recadastrados qualquer eleitor ficaria liberado para votar com o título antigo. Mas no Recife, o número de eleitores recadastrados já ultrapassou os 80% previstos no projeto, que está para ser aprovado na Comissão de Justiça.  Ele alerta que o eleitor precisa fazer um esforço para realizar o recadastramento biométrico. Ouça a entrevista completa com todos os detalhes:

Quem não conseguiu realizar o agendamento para o recadastramento biométrico para o último dia do procedimento e não conseguiu uma ficha para ser atendido como encaixe hoje terá seu título cancelado, mas não perderá o direito de votar. A partir desta terça-feira (01/04), os eleitores podem procurar os postos do TRE para regularizar a situação de seus títulos e voltar a utilizar o documento. O prazo final é 07/05. Em Pernambuco, 34 cidades estão realizando o cadastro. Confira a reportagem de Karoline Fernandes:


Mais Lidas