Um ano do Recife Antigo de Coração e da implantação da Ciclofaixa Móvel

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 31/03/2014 às 7:53
Da Rádio Jornal População ocupou o bairro do Recife Antigo, neste domingo (30), para comemorar  Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem População ocupou o bairro do Recife Antigo, neste domingo (30), para comemorar
Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem

Dois projetos que visam a ocupação da cidade pelos habitantes completaram um ano neste domingo (30). O Recife Antigo de Coração, que ocorre todo último domingo do mês no bairro do Recife, no centro, e a Ciclofaixa Móvel, que funciona aos domingos e feriados, mudaram a forma do recifense olhar a cidade. A prática esportiva ficou mais evidente nesses últimos 12 meses. As bicicletas tomaram conta da cidade e a ciclofaixa móvel, que começou com 25 quilômetros e meio de extensão, passando por 11 bairros, tem atualmente 35 quilômetros e 28 bairros fazem parte do trajeto.

O trânsito do bairro do Recife foi obstruído em algumas partes para que as atividades esportivas e de lazer pudessem ser feitas.  Badminton, handball, basquete, patinação, vôlei, dança, pintura, shows, entre outras ações foram desenvolvidas na localidade. Por volta das 10h30, houve o corte de bolo para comemorar esse primeiro aniversário.

A técnica em enfermagem Graça Ferreira acredita que os projetos possibilitam uma melhor qualidade de vida para população. Já o funcionário público Fernando Mota elogiou a ação. Para ele, os projetos deveriam ser ampliados para todas as regiões da cidade.

Para o secretário de Turismo e Lazer da Prefeitura do Recife, Felipe Carreras, o sucesso dos programas é fruto da aceitação do público.

A novidade do primeiro ano da Ciclofaixa Móvel foi a demarcação no asfalto de 23,2 quilômetros do trajeto. Antes, esses espaços eram sinalizados apenas com cones. Ao longo dos últimos 12 meses, o Recife Antigo de Coração já contou com a apresentação de mais de 150 artistas, reunindo uma média de 20 mil pessoas por edição.

Os detalhes no flash de Erick França, especial para a Rádio Jornal: