Ações lembram o Dia Mundial de Conscientização do Autismo no Recife

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 02/04/2014 às 10:06
Da Rádio Jornal Foto: Divulgação Foto: Divulgação

No Dia Mundial de Conscientização do Autismo a Estação Central do Recife recebe, nesta quarta-feira (2), uma ação para sensibilizar sobre o transtorno que atinge cerca de 70 milhões de pessoas no mundo. Uma pesquisa realizada por um órgão dos Estados Unidos aponta que uma em cada 110 crianças devolve a síndrome. De acordo com estatísticas a incidência é maior em meninos.

O transtorno gera dificuldades de interação, pouco contato visual, isolamento, fixação por objetos e alterações emocionais.

Luciane Paes, voluntária da Associação dos Amigos dos Autistas, explica que o atraso na linguagem é um dos primeiros indícios de que a criança possui a síndrome. Ela destaca que o preconceito ainda é um dos desafios que precisa ser trabalhado.

A rede pública oferece atendimento aos pacientes através dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps).

A campanha está sendo realizada com entregas de panfletos informativos. Nesta tarde, a ação vai ser realizado  no Parque 13 de Maio. Nesta quinta-feira (3), duas palestras sobre o tema vão ser realizadas na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e no sábado (5), no parque da Jaqueira e no Dona Lindu ações recreativas lembram a data.

Ouça os detalhes no flash do repórter Rafael Carneiro, da Rádio Jornal: