Expectativa é de que a população comece a utilizar os BRT's a partir de maio

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 03/04/2014 às 8:43
Da Rádio Jornal Atualizada às 16h07 TESTE BRT (1) Equipamentos são acolchoados e com sistema de refrigeração
Foto: Karoline Fernandes/ Rádio JC News

O BRT, o Transporte Rápido por Ônibus pernambucano, batizado de Via Livre, foi apresentado à imprensa na manhã desta quinta-feira (3). O ponto inicial da viagem foi na Estação Abolição, de número 1, na Av. Caxangá, na Zona Oeste do Recife.

Foto: Wellington Dantas/ SJCC Equipamento parado na Estação Abolição, ponto inicial da visitação
Foto: Wellington Dantas/ SJCC

Mário Sérgio Cornélio, coordenador de transporte do Grande Recife Consórcio de Transporte, explicou que dois corredores contemplam o sistema: o Norte-Sul e o Leste-Oeste, que está sendo apresentado nesta quinta (3).

Ele explicou que o objetivo dos testes é treinar os motoristas, avaliar as paradas e o tempo de viagem dos equipamentos. Os testes vão acontecer à noite e durante os finais de semana. A expectativa é de que até o dia 16 de maio terminem os testes no corredor Leste-Oeste, e até 23 de maio no Norte-Sul.

O novo modal contempla grandes vias da cidade e conta 179 veículos. A expectativa é de que a população possa utilizar a partir do dia 17 de maio os BRT's. Ouça os detalhes no  flash da repórter Karoline Fernandes, que faz o trajeto: Nesta primeira etapa, o ônibus, que tem capacidade para 160 pessoas, vai rodar a partir das 20h e nos finais de semana, mas sem passageiros. Os testes visam deixar os motoristas habituados ao sistema de acoplagem do veículo às estações e ao embarque e desembarque pela esquerda. A abertura do sistema ao público será dia 24/05, nesta primeira etapa, os usuários vão poder utilizar os ônibus apenas no Corredor Leste/Oeste, na linha Camaragibe/Derby. Confira todas as informações na reportagem de Karoline Fernandes: