CBTU orienta usuários do ramal Camaragibe a utilizarem outro transporte até problema ser solucionado

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 11/04/2014 às 14:36
Da Rádio Jornal Atualizado às 17h38 Estação Camaragibe  Foto: Karoline Fernandes Estação Camaragibe
Foto: Karoline Fernandes

Passageiros do metrô do Recife enfrentaram mais uma manhã de transtorno, nesta sexta-feira (11). A pane no ramal Camaragibe da linha centro, que corta as estações Rodoviária, Alto do Céu, Curado e Cosme e Damião, provocou atrasos e superlotação, prejudicando cerca de 30 mil passageiros.

Na estação Camaragibe, os usuários se espremiam nas plataformas, a espera de um dos 4 trens que ainda continuam circulando, metade da circulação normal. De tanto esperar na plataforma, a operadora de telemarketing Ivaneide Pereira desistiu. Foi procurar uma carona para chegar ao trabalho.

O motorista Clerissom Firmino contou que enfrentou problemas para sair do trem ao chegar na estação. Ele relatou que a multidão para entrar no metrô era maior do que a que estava saindo, e que as pessoas não permitiam a saída dos usuários.

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) esclareceu, por meio de nota, que a pane elétrica causada no metrô, nesta quinta-feira (10), foi consequência de um ato de vandalismo. A CBTU disse que a equipe técnica constatou que um artefato artesanal foi jogado em um dos cabos elétricos do metro e causou o rompimento.

A companhia acredita que a investida aconteceu para que o cobre da rede fosse roubado. A equipe de manutenção continua trabalhando no conserto da rede elétrica que alimenta o metrô e espera que o serviço seja normalizado até às 18h. Mesmo assim, a orientação do metro do Recife é de que nesta sexta-feira (11), o passageiros utilizem ônibus na volta pra casa. Já que os intervalos entre os trens está sendo de mais de 20 minutos.

Os técnicos da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) do Recife ainda tentam consertar um cabo de alimentação de energia que se rompeu por volta das 5h desta quinta-feira (11). A orientação do metrô do Recife é que os usuários que utilizam o ramal Camaragibe para se deslocar, tentem outro meio de transporte. O sistema deve voltar ao normal por volta das 18h30. Por dia, circulam cerca de 60 mil usuários neste trecho da linha centro do metrô do Recife.

A repórter Karoline Fernandes traz os detalhes na matéria:

Confira a nota na íntegra: "Após averiguação técnica, a equipe de Manutenção da rede aérea da CBTU Recife constatou as causas que levaram ao rompimento de um cabo de alimentação, e à consequente paralisação, do trecho Alto do Céu-Camaragibe, na Linha Centro do Metrô do Recife, na manhã quinta-feira (10).  Tratou-se de um ato de vandalismo com intenção criminosa, em que foi praticado o chamado capa-gato, que consiste em um artefato formado por pedras unidas por um fio que, jogadas por sobre o cabo, causam um curto-circuito, rompendo o mesmo. Acredita-se que a prática foi utilizada com a intenção de roubo do cobre, material que constitui os cabos que alimentam o Metrô.

A equipe de Manutenção esteve trabalhando na normalização do trecho desde a noite de ontem (10), e a previsão é de que o serviço seja concluído hoje (11), por volta das 18h."