Campanha de vacinação contra a gripe deve imunizar mais de 2 milhões de pessoas em Pernambuco

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 21/04/2014 às 14:42

Da Rádio Jornal

Atualizado em 22.04.2014 às 17h03

Idosos são um dos principais focos da vacina. Foto: Karoline Fernandes Idosos são um dos principais focos da vacina. Foto: Karoline Fernandes

Tem início, nesta terça-feira (22), a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe. Mais de 2 milhões de doses já foram encaminhadas para Pernambuco. A vacina irá imunizar contra três vírus da influenza: dois da sazonal de gripes comuns e o da pandêmica H1N1.

A expectativa é imunizar mais de 80% do público alvo. A coordenadora do programa nacional de imunização em Pernambuco, Ana Catarina Melo, detalha quem deve procurar um posto de vacinação.

Este ano, o Ministério da Saúde ampliou a faixa etária de vacinação das crianças, que até o ano passado era de seis meses a menores de dois anos, e, agora, vai até os menores de cinco anos. A ideia é reduzir os casos graves e óbitos por gripe. O Ministério da Saúde alerta ainda que a imunização das crianças que estão tomando a vacina pela primeira vez é feita em duas doses, com um intervalo de 30 dias entre a primeira e a segunda.

As contra-indicações são para quem tem alergia a ovo e hipersensibilidade a algum dos componentes da vacina. A campanha segue até o dia 9 de maio, tendo o próximo sábado como o dia "D". Ouça a reportagem completa de Karoline Fernandes: