PF prende no Recife empresários envolvidos em esquema de sonegação de impostos

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 29/04/2014 às 14:47
Da Rádio Jornal  Foto: Divulgação A estimativa é que o grupo tenha desviado mais de R$ 100 milhões da Receita Federal
Foto: Divulgação

A Polícia Federal de Pernambuco, com o apoio da Receita Federal,  prendeu três empresários no Recife, dentro da operação Grande Truque. Eles são acusados de sonegar impostos de produtos importados, principalmente tecidos e artigos de origem chinesa, que eram vendidos no polo de confecções do Agreste pernambucano.

Os nomes dos acusados não foram divulgados, mas de acordo com a polícia, eles agiam com a ajuda de doleiros, com atuação aqui em Pernambuco, no Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Minas Gerais, e outros países, como Bélgica, Inglaterra, Portugal, Itália e China.

A estimativa é que o grupo tenha desviado mais de R$ 100 milhões da Receita Federal. O superintendente regional da Polícia Federal, Marcelo Diniz explicou que, no esquema, os empresários mandavam dinheiro não declarado aos doleiros que estavam nos países de origem das mercadorias.

As investigações tiveram início em 2010. A operação Grande Truque envolveu a participação de 180 policiais e agentes da Receita Federal e cumpriu 30 mandados de busca e apreensão. Os empresários presos vão responder por evasão de divisas, instituição financeira clandestina e lavagem de dinheiro. Outros suspeitos estão sendo ouvidos.

Os detalhes da operação foram divulgados em coletiva á imprensa nesta terça-feira (29), na sede da Polícia Federal de Pernambuco, no Cais do Apolo, no bairro do Recife. A repórter Karoline Fernandes traz os detalhes no flash: