Ações no Recife lembram dia mundial "De Bike ao Trabalho" e estimulam novos ciclistas


Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 09/05/2014 às 16:44
Leitura:
Da Rádio Jornal Bike anjo com os professores do Colégio Fazer Crescer, no Rosarinho Foto: Israel Costa / Divulgação Bike anjo com os professores do Colégio Fazer Crescer, no Rosarinho
Foto: Israel Costa / Divulgação

Pelo segundo ano, a capital pernambucana adere a um  movimento que tem como objetivo estimular o uso da bicicleta como meio de transporte. Neste 9 de maio, em que muitas organizações lembram o dia mundial de bike ao trabalho, várias atividades marcam a data no Recife.

Pela manhã, funcionários do Colégio Fazer Crescer, no Rosarinho, foram ao trabalho acompanhados dos "bike anjos", ciclistas que se dispõe a acompanhar pessoas que estejam interessadas em aderir ao estilo mas tem medo ou outra dificuldade. A diretora da instituição de ensino, Glaucia Lira, comentou que a instituição sempre apoia iniciativas como esta.

A versão recifense do projeto De Bicicleta ao Trabalho, em atividade desde setembro passado, tem ajudado muitos ciclistas a aderir a este meio de transporte. O idealizador, Rudiney Barbosa, disse que o número de interessados tem crescido.

Mas não bastam apenas boas ideias para fazer com que as pessoas adotem a bicicleta como meio de transporte. A cidade precisa se adequar. O secretário de Mobilidade e Controle Urbano do Recife, João Braga, promete 70 km de ciclofaixa até o final da gestão, e destaca o projeto da zona 30.

O movimento De Bike ao Trabalho começou nos Estados Unidos, em 1956, mas no Brasil, somente no ano passado a ideia ganhou adeptos. No Recife a Associação Metropolitana De Ciclistas do Grande Recife (Ameciclo) desenvolve vários projetos para estimular o uso de bicicletas na cidade.

Confira os detalhes na reportagem de Karoline Fernandes:


Mais Lidas