No Recife, 50 ônibus BRT vão ser utilizados em dias de jogos da Copa do Mundo

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 20/05/2014 às 15:44
Da Rádio Jornal No dia 3 de abril os equipamentos do corredor Leste/Oeste passaram por testes Foto: Wellington Dantas/ SJCC Foto: Wellington Dantas/ SJCC

Foi apresentado nesta terça-feira (20), o plano de mobilidade a ser utilizado por torcedores durante a Copa do Mundo de 2014, no Recife. Todos os detalhes da operação foram apresentados por representantes de instituições dos governos Federal, Estadual e Municipal.

O maior evento do futebol deve atrair, nos cinco jogos realizados no Recife, mais de 200 mil pessoas. Para garantir que estrangeiros ou torcedores brasileiros não sofram, o Governo do Estado apostou na diversificação dos modais.

O secretário extraordinário da copa Ricardo Leitão, garantiu que erros do passado não serão vistos durante o mundial. "Nós vamos reequilibra a distribuição dos torcedores, através do modais", disse.

50 ônibus BRT, vão ser utilizados em dias de jogos, nos corredores Norte/Sul e Leste/Oeste. Duas estações vão atender os passageiros, com viagens expressas, na Guararapes e no Derby.

Outra novidade, é a utilização de três estacionamentos periféricos, interligados com os ônibus e o metrô: no Parquetel, no bairro do Curado, no Parque do Cordeiro e no Rio Mar Shopping. Juntos vão disponibilizar quase 10 mil vagas.

O metrô do Recife vai operar com 24 composições. Durante a Copa das Confederações, 59% do acesso foi feito no transporte, agora o percentual reduziu pela metade.

A secretária executiva das Cidades, Ana Suassuna, destacou que mesmo com as opções os torcedores se antecipem em relação ao horário das partidas.

Outra medida, tomada pelo Governo do Estado e  Prefeitura do Recife pretende diminuir a circulação de pessoas. Em dias de jogos, está decretado ponto facultativo a partir do meio dia. As escolas da rede pública tiveram o calendário de férias antecipado.

O repórter Rafael Carneiro, da Rádio Jornal, traz os detalhes: