Via Mangue, na Zona Sul do Recife, interfere aos extremos na geografia local - ora favelas ora especulação imobiliária

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 07/06/2014 às 11:42

10352771_599154496850131_3205498228352287302_n Foto: Clarissa Siqueira / JC Imagem

A Via Mangue deve ser aberta ao tráfego de veículos na sexta-feira (13) durante a visita da presidente Dilma Rousseff a Pernambuco. O novo corredor expresso tem o objetivo de facilitar o fluxo na Zona Sul da capital, com ligação da Ponte Paulo Guerra, no Pina, até a Avenida Antônio Falção, em Boa Viagem. Entretanto, não são apenas carros que a Via Mangue irá atrair. O projeto tem estimulado as ocupações clandestinas e, principalmente, a verticalização à margem da via. Do lado esquerdo de quem segue com destino à Zona Sul, os motoristas podem observar muitos edifícios recém-construídos e prédios ao lado de palafitas, onde todos convivem com lixo e a falta de saneamento. A aproximação da pista com a costa do Recife teve o objetivo de preservar o mangue, porém aproxima a via expressa dos imóveis, aumentando o risco de transformar o projeto em perimetral. Além disso, há o choque da natureza com o cimento, próximos e opostos.

Na Ilha do Destino, uma das comunidades que permanece ao longo da via, é possível chegar à pista atravessando um canal cheio de lixo. Nossa reportagem encontrou Gilvan Fidelis da Silva jogando lixo e tentando aterrar o alagado. Para o servente, as obras foram positivas, apesar da falta de saneamento na comunidade. A líder comunitária Maria Aparecida da Silva, conhecida na Ilha do Destino por Simone, critica o projeto. Ela mora há mais de 40 anos na localidade e reclama das casas com rachaduras por causa das obras.

De acordo com a Prefeitura do Recife, uma reunião está marcada para a próxima terça-feira (10), às 19h, para cadastrar os quase três mil moradores da comunidade e discutir a relocação. Já a valorização e o crescimento do comércio na área ao entorno da Via Mangue é confirmada pelo presidente da Associação das Empresas do Setor Imobiliário (Ademi Pernambuco), André Callou. Os comerciantes e motoristas que passam nas vias de acesso ao corredor aprovam o projeto. Emanuel Júnior da Silva tem uma loja de roupas na Avenida Antônio Falcão e acredita que além de aumentar os clientes, a violência deve diminuir.

O ato de abertura da Via Mangue estava previsto para acontecer neste domingo (8), mas foi adiado com o objetivo de ter a participação da presidente. De acordo com o secretário de Infraestrutura Urbana do estado, Victor Vieira, a pista oeste já está pronta. Em nota enviada à imprensa, a Prefeitura do Recife informou que a faixa azul da Avenida Domingos Ferreira, destinada aos ônibus, vai ser implantada no dia 16 de junho. As datas de abertura da primeira fase da pista leste, em setembro, e da segunda fase, em dezembro, estão mantidas. LEIA MAIS Projetada há quase 40 anos, Via Mangue sai do papel e deve ser inaugurada na próxima semana