Da Rádio Jornal, com informações do JC Online

A quinta-feira (26) começou chuvosa em toda a Região Metropolitana do Recife. De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), choveu em 24h, no Recife, 47,6 milímetros, o correspondente a 25% do previsto para o mês de junho. As precipitações se concentraram na Região Metropolitana do Recife (RMR). O maior volume foi registrado no município de Igarassu, na RMR, com 68,8 mm. O alerta de chuvas fortes está mantido para as próximas horas.
Na Vila Dois Carneiros, uma barreira caiu na Rua São Pedro do Loteamento Nossa Senhora de Fátima, derrubou um poste que está dando curto circuito. Nenhuma casa da área foi atingida e não houve feridos, mas os moradores continuam com medo de choques.

Na Avenida Carlos de Lima Cavalcanti, em Olinda, próximo ao canal dos Bultrins, alagamento já era registrado antes das 6h. Foto: Carlos Morais
Uma árvore caiu na Avenida 17 de agosto, em Apipucos, na Zona Norte do Recife, e outra na Avenida Bernardo Vieira de Melo, em Piedade, Jaboatão dos Guararapes. Parte de uma barreira em Apipucos deslizou e atingiu um carro. Ninguém ficou ferido.
A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) informou, pelo Twitter, que a faixa da esquerda da Avenida Boa Viagem, próximo ao Parque Dona Lindu, na Zona Sul, está alagada. O órgão orienta os motoristas a utilizarem a faixa da direita e em baixa velocidade. A Avenida Antônio de Góes, no Pina, também na Zona Sul, apresenta pontos de alagamento. O canal da Agamenon Magalhães está cheio.

Rua Carlos Gomes, próximo a maternidade Santa Lúcia, no caminho para a Estada do Bongi. Foto: Carlos Miguel
A caminho para a Arena Pernambuco, nossa reportagem registrou pontos de alegamentos com mais de 1m de água e carros quebrados próximo a Abdias de Carvalho. Confira com Carlos Miguel:
De acordo com informações de nossos ouvintes, a subida do viaduto de Prazeres, sentido BR-101, segue alagada. A Estrada dos remédios apresentou com trânsito lento e muita água acumulada na pista no início da manhã, enquanto a Rua Ernesto de Paula Santos, em Boa Viagem, tinha bastante água acumulada.
Estação do metrô em Camaragibe lotada de passageiros por causa do atraso nos trens. Na estação Coqueiral, passageiros afirmam que os trens com destino a Camaragibe estão com intervalos de mais de 30 minutos.

Na Avenida Caxangá, muitos carros e motos parados embaixo do viaduto que cruza a BR-101 esperando a chuva diminuir. Foto: Karoline Fernandes
Registramos também as reclamações de passageiros prejudicados com a falta de ônibus hoje. Linhas que fazem integração com o Terminal Integrado de Passageiros (TIP) estão funcionando em escala de final de semana porque a frota foi deslocada pelo Grande Recife para atender as linhas que levam torcedores para a Arena Pernambuco.
A Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe) recebeu 10 chamados para realizar vistorias em barreiras no Recife e na Região Metropolitana. Os atendimentos foram em Igarassu, dois em Jaboatão, três em Camaragibe e outros quatro em Recife.
Todas essas ocorrências foram de deslizamentos pequenos, sem casas atingidas e não há feridos. As defesas civis dos municípios foram acionadas e estão neste momento fazendo vistorias nestes locais.
Moradores de áreas de risco devem ficar atentos e procurar local seguro em caso de chuva intensa. O número da Central de Atendimento da Defesa Civil do Recife é 0800 081 3400. O atendimento é gratuito e funciona 24h.