Mesmo com forte chuva que caiu na RMR, partida registrou o maior número de torcedoresFoto: Julio Cortez / AP Photo
Durante o jogo entre Alemanha e Estados Unidos, a Arena Pernambuco recebeu o maior público registrado. Cerca de 42 mil torcedores enfrentaram a chuva de 140 milímetros entre as 4h às 16h, desta quinta-feira (26), o equivalente ao previsto para 11 dias.
A chuva não deu trégua, nessa quinta (26)Foto: Isabelle Figueirôa/NE10
De acordo com a Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa), a operação de mobilidade foi um sucesso. No balanço divulgado um dia após o jogo, 70%, do transporte foi feito pelos modais públicos. O metrô recebeu a maior parcela e o BRT dobrou a capacidade de operação se considerado, o primeiro jogo da Copa do Mundo no Recife.
Para o secretário extraordinário da Copa, Ricardo Leitão, o plano foi um sucesso, minimizando as dificuldades de acesso a arena. Na prática, a mobilidade sentiu o efeito da alta precipitação. No corredor Leste/Oeste, motoristas utilizaram de forma indevida o corredor Leste/Oeste, aumentando o tempo da viagem.
Os alagamentos da Avenida Caxangá, causaram uma pane nos veículos e os passageiros sofreram. A rota das delegações também foi alterada, o motivo, água retida na Avenida Recife. Mesmo com todos os transtornos, apenas 300 espectadores se atrasaram.
A possibilidade de mais chuvas, na última partida da Copa no Recife, no próximo domingo (29), também foi assunto. Sobre esta questão, Ana Suassuna, secretaria executiva das cidades, explicou que mesmo sendo dia de chuva, a cidade fica um pouco mais tranquila por ser domingo.
Na saúde, o perímetro interno da Arena, recebeu 94 atendimentos, todos de baixa complexidade. Na operação Lei Seca, 1500 carros passaram por vistorias, com um total de 51 habilitações apreendidas.
Torcedor alemão que invadiu o campo tem até oito dias para deixar o paísFotos: Guga Matos/JC Imagem
A segurança notificou nove boletins de ocorrência por furtos e extravio de documentos. Um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) foi registrado por invasão ao gramado. O alemão que invadiu foi julgado pelo juizado do torcedor, no próprio estádio, e tem até oito dias para deixar o país.
O repórter Rafael Carneiro traz outros detalhes: