Da Rádio Jornal

A partir desta segunda-feira, os motoristas que circularem pelo Bairro do Recife devem estar atentos ao novo limite de velocidade na área, que passa a ser de 30 km/h em 22 ruas do polígono formado pela Avenida Alfredo Lisboa, Cais da Alfândega, Cais do Apolo e Rua do Observatório.
A primeira Zona 30 da cidade tem o objetivo de provocar uma mudança progressiva no comportamento dos condutores, criando um espaço mais seguro e de melhor convivência entre motoristas, ciclistas e pedestres, como já ocorre em várias partes do mundo. Para garantir o cumprimento das novas regras, equipamentos de fiscalização eletrônica foram instalados na Rua Madre de Deus e na Avenida Marquês de Olinda, funcionando de forma educativa até a sexta-feira (4).

Foto: Clarissa Siqueira
A partir do sábado (5), quem exceder os 30 km na área, entre as 6h e 22h, será multado em valores que variam de R$ 85,13 a R$ 574,62, dependendo do percentual do excesso. Até a quarta-feira (2), 60 arte-educadores vão estar dispostos em 10 pontos da área, orientando a população sobre as mudanças, indicadas em 70 placas de regulamentação e 20 pictogramas (sinalização horizontal).
Também há 20 totens com o nome das vias que integram o projeto. A Rua do Observatório teve o piso elevado, medida que será implantada em outras três ruas transversais à Avenida Rio Branco, após sua urbanização.
>> Linha Camaragibe/Derby passa a operar exclusivamente com BRT
A partir desta segunda-feira (30), a linha Camaragibe/Derby passa a operar exclusivamente com o BRT do Corredor Leste/Oeste. São seis paradas em funcionamento: Capibaribe, BR-101, Getúlio Vargas, Forte do Arraial, Abolição e Derby. A operação da linha será feita das 4h30 às 22h, saindo do Terminal Integrado de Camaragibe, passando pela Avenida Caxangá, até chegar no Derby. Segundo o Grande Recife Consórcio de Transporte, os ônibus convencionais saem de circulação de circulação.