Foto: Rodrigo Ramos / Reprodução
A Avenida Caxangá é o principal trecho do corredor Leste-Oeste, projeto que vai ligar o município de Camarabibe ao Centro do Recife. O BRT, sistema de ônibus rápido do corredor, já funciona, atualmente, apenas com a linha Camaragibe - Derby e a faixa exclusiva para esses veículos.
O sistema de transporte público é implantado aos poucos no local. Muitas estações ainda estão em obras, e das 16 paradas do BRT previstas, apenas cinco já começaram a operar. As construções provocam transtornos, mas a população elogia o novo serviço. Um deles é o auxiliar de serviços gerais, Jadiel Souza.
Porém, a novidade mudou o cenário da Avenida Caxangá e muitos motoristas, passageiros e pedestres reclamam do congestionamento e da falta de orientação. São três faixas de rolamento de carros, em cada sentido da Avenida. Como o antigo sistema de ônibus continua funcionando em paralelo ao BRT, a circulação dos demais veículos foi limitada a duas faixas.
Carros e motos ficam imprensados e muitos veículos invadem o trecho exclusivo ao BRT, a fim de driblar os engarrafamentos. Nas paradas do antigo sistema, sempre cheias, as pessoas passam mais tempo para pegar o ônibus. Uma delas é a Marta Maria da Silva, dona de casa, que esperou mais de 50 minutos pela linha Cosme Damião.
A assessoria de Comunicação do Grande Recife Consórcio de Transporte afirmou que o sistema BRT vai ser completamente implantado até setembro. Até lá, as linhas vão sendo aos poucos substituídas pelas dos ônibus rápidos.
Ainda de acordo com o Grande Recife, enquanto o projeto não é concluído foi realizada uma parceria com a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), para tentar organizar o fluxo de veículos. Atualmente, 23 linhas de ônibus circulam pela Avenida Caxangá, além do BRT, cerca de 54 mil veículos transitam por dia no local. O motorista que for pego na linha exclusiva do BRT vai pagar multa de R$ 127 reais e 5 pontos na carteira nacional de habilitação.
Foto: Rodrigo Ramos / Reprodução
A Avenida Caxangá é o principal trecho do corredor Leste-Oeste, projeto que vai ligar o município de Camarabibe ao Centro do Recife. O BRT, sistema de ônibus rápido do corredor, já funciona, atualmente, apenas com a linha Camaragibe - Derby e a faixa exclusiva para esses veículos.
O sistema de transporte público é implantado aos poucos no local. Muitas estações ainda estão em obras, e das 16 paradas do BRT previstas, apenas cinco já começaram a operar. As construções provocam transtornos, mas a população elogia o novo serviço. Um deles é o auxiliar de serviços gerais, Jadiel Souza.
Porém, a novidade mudou o cenário da Avenida Caxangá e muitos motoristas, passageiros e pedestres reclamam do congestionamento e da falta de orientação. São três faixas de rolamento de carros, em cada sentido da Avenida. Como o antigo sistema de ônibus continua funcionando em paralelo ao BRT, a circulação dos demais veículos foi limitada a duas faixas.
Carros e motos ficam imprensados e muitos veículos invadem o trecho exclusivo ao BRT, a fim de driblar os engarrafamentos. Nas paradas do antigo sistema, sempre cheias, as pessoas passam mais tempo para pegar o ônibus. Uma delas é a Marta Maria da Silva, dona de casa, que esperou mais de 50 minutos pela linha Cosme Damião.
A assessoria de Comunicação do Grande Recife Consórcio de Transporte afirmou que o sistema BRT vai ser completamente implantado até setembro. Até lá, as linhas vão sendo aos poucos substituídas pelas dos ônibus rápidos.
Ainda de acordo com o Grande Recife, enquanto o projeto não é concluído foi realizada uma parceria com a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), para tentar organizar o fluxo de veículos. Atualmente, 23 linhas de ônibus circulam pela Avenida Caxangá, além do BRT, cerca de 54 mil veículos transitam por dia no local. O motorista que for pego na linha exclusiva do BRT vai pagar multa de R$ 127 reais e 5 pontos na carteira nacional de habilitação.