Da Rádio Jornal

Seleção brasileira vai contar com o incentivo de 200 milhões de torcedores. Foto: Getty Images
A partida entre Brasil e Colômbia tem tudo para deixar os nervos de torcedores do mundo inteiro à flor da pele. Essa partida é válida pelas quartas de final, etapa que o Brasil não consegue vencer desde que conquistou o penta, em 2002. Se a Colômbia passar, deixando mais de 200 milhões de brasileiros de luto, ela seguirá fazendo história, já que nunca chegou tão longe em uma Copa.
Em Fortaleza (CE), a expectativa é receber torcedores de todo o mundo na Arena Castelão. A bola rola a partir das 17h. Ouça a reportagem do gerente de Programação das rádios Jornal e JC News, Carlos Miguel, que está em Fortaleza para acompanhar a cobertura em cima do lance:
E para quem vai ficar por aqui e gosta de torcer com gente perto, as dicas são a Fifa Fan Fest, no Cais da Alfândega, Bairro do Recife; nos telões instalados no Pátio de São Pedro, no Centro; no Sítio da Trindade, em Casa Amarela; e no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem.
Quem quiser ficar coladinho na Rádio Jornal, seja no estádio, na rua, no barzinho ou em casa, vai acompanhar a narração do "Maior gol do mundo", Aroldo Costa, com comentários de Maciel Júnior e reportagem de Wellington Araújo.
>> Os craques das seleções verde e amarela:

Os camisas 10 James Rodríguez e Neymar Jr. Reprodução: site FIFA
Os dois são camisa dez, têm estatura mediana, 22 anos e são os craques das seleções que defendem. Neymar Jr. e James Rodriguez são as grandes expectativas de atuação na partida de hoje. Confira abaixo comparação feita entre o nosso Neymar Jr. e James Rodriguez pelo site da FIFA:
Altura
Neymar: 1,75 metro
James: 1,80 metro
Ambos os jogadores estão abaixo da média de altura dos atletas desta Copa do Mundo, que é de 1,82 metro. No entanto, ambos se notabilizam por serem fortes no combate homem a homem.
Data de nascimento
Neymar: 5 de fevereiro de 1992 (22 anos)
James: 12 de julho de 1991 (22 anos)
Os dois camisas 10 têm a mesma idade e, apesar de jovens, souberam desde cedo lidar com grandes pressões. Neymar é o garoto-propaganda do anfitrião desta Copa do Mundo. Já Rodríguez assumiu a liderança técnica, passando a ser o grande astro após a lesão de Radamel Falcao, primeiro no Mônaco (clube onde ambos atuam), e depois na seleção colombiana.
Gols na Copa do Mundo da FIFA (incluindo as oitavas de final)
Neymar: Quatro
James: Cinco
Esta é a primeira participação de ambos no maior torneio do futebol mundial, e tanto o brasileiro quanto o colombiano ostentam média igual ou superior a um gol por jogo. Neymar abriu a Copa do Mundo anotando dois tentos no jogo de abertura, contra a Croácia. A seguir, marcou outros dois diante da Camarões, na última rodada da fase de grupos. Rodríguez estufou as redes nos acréscimos da vitória na estreia diante da Grécia e fez mais um nos dois jogos restantes do Grupo C, contra Costa do Marfim e Japão. Nas oitavas, foi protagonista de um dos grandes momentos da Copa do Mundo, com um golaço de sem-pulo na vitória sobre o Uruguai. Ele ainda marcou o segundo gol da vitória por 2 a 0 sobre a Celeste, feito que o tornou o artilheiro isolado do Brasil 2014 após as oitavas de final.
Títulos importantes (excluindo competições de um jogo só)
Neymar: Seis
James: Seis
O maestro brasileiro ganhou a grande maioria dos seus títulos pelo Santos: foram três Campeonatos Paulistas (2010, 2011 e 2012) e uma Copa do Brasil (2010). O maior título até hoje como jogador, porém, viria em 2011: a Copa Libertadores da América, conquista na qual ajudou marcando um gol na segunda partida da final, contra o Peñarol. Com o Brasil, ele conquistou uma medalha de prata no Torneio Olímpico de Futebol 2012 e o título da Copa das Confederações no ano seguinte.
Rodríguez obteve o seu primeiro título aos 18 anos, ganhando o Torneio Apertura do Campeonato Argentino pelo Banfield em 2009. A seguir, foi para o futebol português, onde ajudou a Porto a erguer inúmeras taças. Pelo clube, conquistou a inédita Tríplice Coroa, ganhando o título português, a Taça de Portugal e a Liga Europa logo na sua primeira temporada. Depois, ganhou mais dois títulos nacionais nos dois anos seguintes.
Histórico em torneios internacionais da FIFA (antes da Copa do Mundo)
Neymar: 14 jogos, oito gols (11 vitórias e três derrotas)
Rodríguez: Oito jogos, três gols (cinco vitórias, um empate e duas derrotas)
A sua primeira competição FIFA de Neymar foi a Copa do Mundo Sub-17 2009, da qual o Brasil teve eliminação precoce. Então com 17 anos, ele marcou um gol na vitória na estreia contra o Japão. Porém, a sua equipe perdeu duas vezes seguidas por 1 a 0, para México e Suíça (que seria a campeã da competição) e caiu logo na etapa de grupos. Ele ainda marcou três gols no Torneio Olímpico de Futebol Masculino, quando o Brasil chegou à final, mas perdeu a medalha de ouro ao levar 2 a 1 do México. Neymar foi bem mais feliz na Copa das Confederações da FIFA 2013, quando marcou quatro gols e ajudou o Brasil a ser o campeão.
Por sua vez, Rodríguez também já foi eliminado na fase de grupos da Copa do Mundo Sub-17 da FIFA. Foi em 2007, quando ele tinha 16 anos de idade e marcou um gol no torneio. Quatro anos depois, o colombiano foi destaque ao marcar três gols pela seleção anfitriã, que chegou às quartas de final da Copa do Mundo Sub-20. Também foi o México o algoz colombiano a equipe asteca bateu o selecionado de Rodríguez por 3 a 1.
Veja o texto completo em:
Neymar e James em números