Goleiro Llioris não conseguiu segurar a bomba de Hummels. Foto: Getty Images
Alemanha 1 x 0 França. O placar foi pequeno, mas era o necessário para classificar a seleção alemã para as semifinais. Tudo começou na cobrança de falta de Kroos. O zagueiro Hummels, eleito o melhor jogador da partida, cabeçeou e mandou a bola direto para o gol. Tudo ainda no primeiro tempo. A partida foi marcada por faltas, entradas duras e alterações nos dois times. Além das defesas sensacionais de Lliori, da França e Neuer, da Alemanha.
O jogo foi difícil até o final. A França jogou duro e lutou pela classificação até o último minuto, mas a Alemanha estava preparada para o embate e levou a melhor. Essa é a quarta vez consecutiva que o time germânico participa de uma semifinal. Em 2002 foi vice do mundial, e garantiu o terceiro lugar em 2006 e 2010. Em uma estatística geral, a Alemanha garante pelo menos um lugar entre os quatro primeiro pela 13ª vez.
Torcida comemora a classificação alemã. Foto: Getty Images
Os dois times apostaram em jogadas diferentes e a escolha da Alemanha foi a que deu resultado. Enquanto o time francês optou por lançamentos e cruzamentos, o time germânico apostou no toque de bola. O primeiro gol veio após cobrança de falta de Kroos, aos 12 minutos. O zagueiro Hummels cabeçeou e mandou direto para as redes. Quem vencer esta partida, vai enfrentar o Brasil ou a Colômbia nas semifinais.
Assim como Brasil e Argentina, França e Alemanha são rivais dentro e fora do campo. As duas seleções europeias disputam uma vaga na semifinal da Copa do Mundo 2014, às 13h, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. Vizinhos territoriais, França e Alemanha têm uma história de rivalidade antiga.
Em 1870, a guerra Franco-Prussiana colocou as hoje maiores potências da Europa, em lados opostos. Já atualmente, os dois países são parceiros comerciais e os pioneiros de um dos principais blocos econômicos do mundo: a União Europeia.
Com relação às vitórias em campo, a França sai ganhando, embora a Alemanha tenha mais títulos. Em 25 partidas entre os dois velhos rivais, os franceses, venceram 11 vezes, empataram seis e perderam oito. Na Copa do Mundo, a superioridade muda de lado: foram três jogos, com uma goleada francesa na disputa pelo terceiro lugar de 1958 (6 a 3) contra dois triunfos alemães, nas semifinais de 1982 (3 a 3 após prorrogação, 5 a 4 nos pênaltis) e de 1986 (2 a 0).
Jogadores franceses choram após derrota. Foto: Getty Images
Em campo durante copas do mundo, a Alemanha tem histórico melhor que a França. Em 1986, no México, a França perdeu por 2 a 0. Já em 82, na Espanha, a Alemanha ganhou nos pênaltis. Em 58, quando a França foi sede da Copa, a França ganhou por 6 a 3. Para o comentarista esportivo André Luiz Cabral, a disputada vai ser acirrada. Quem vencer o jogo vai ser o adversário da Colômbia ou do Brasil nas semifinais da Copa do Mundo. O jogo ocorre no Mineirão, em Belo Horizonte, na próxima quinta-feira (10), às 17h.
Você sabia?
Esta foi a primeira vez na história da Copa do Mundo que os oito primeiros colocados dos grupos se classificaram para as quartas de final. Além disso, nunca antes as oitavas de final haviam tido tantas prorrogações: foram cinco nos oito jogos. Para completar, o número de jogadores que saíram do banco para balançar as redes chegou a 29, um recorde que não para de crescer neste torneio.