FAB divulga que o áudio extraído da caixa-preta não era do voo que matou Eduardo

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 15/08/2014 às 15:37
Da Rádio JC News   Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A Força Aérea Brasileira (FAB) divulgou que o áudio da caixa-preta não é do avião PRAFA que transportava o ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos e a assessoria, com destino a Santos, litoral paulista, nessa quarta-feira (15).

Segundo a nota da FAB, as razões pelas quais o áudio obtido não correspondem ao voo, serão apuradas durante o processo de investigação. O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) está investigando as causas do acidente do voo de Eduardo Campos, com uma equipe de 4 técnicos que extraiu e analisou as duas horas de áudio que estavam na caixa-preta.

De Brasília, Romoaldo de Souza traz outros detalhes:

Confira, na íntegra, a nota publicada no site da FAB: "Os dados do gravador de voz (Cockpit Voice Recorder - CVR) da aeronave PR-AFA, que se acidentou no dia 13 de agosto, já foram extraídos e analisados por quatro técnicos do Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores de Voo (Labdata) do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA). As duas horas de áudio, capacidade máxima de gravação do equipamento, obtidas e validadas pelos técnicos certificados, não correspondem ao voo realizado no dia 13 de agosto. Não é possível, até o momento, determinar a data dos diálogos registrados no CVR, tendo em vista que esse tipo de equipamento não registra essa informação. As razões pelas quais o áudio obtido não corresponde ao voo serão apuradas durante o processo de investigação. É importante ressaltar que os dados obtidos no gravador de voz representam apenas um dos elementos levados em consideração durante o processo de investigação, não sendo imprescindíveis para a identificação dos possíveis fatores contribuintes."