Comitês políticos recebem documentos com propostas de incentivo à ciclovias

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 19/08/2014 às 15:30
Da Rádio JC News  Foto Ilustrativa: Igor Bione/ JC Imagem
Foto Ilustrativa: Igor Bione/ JC Imagem

Integrantes da sociedade civil se concentraram nesta terça-feira (19),  no Parque Treze De Maio, na área central do Recife, para marcar o Dia Nacional do Ciclista.

Na pauta, uma pedalada onde os adeptos entregaram um documento com propostas e soluções para a melhoria da mobilidade urbana. Do ponto de partida, os ciclistas visitaram cinco comitês políticos na região central e na Zona Sul da capital pernambucana.

O conteúdo do documento possui 59 itens, que vão desde acesso à educação no trânsito nas escolas, melhorias na segurança e reforço na fiscalização do trânsito.

 No dia a dia da cidade, cada vez mais bicicletas são utilizadas e com este número crescente aumentam os riscos de acidentes. Tomás Tobias, coordenador da Associação Metropolitana de Ciclistas do Recife (Ameciclo) conhece de perto este medo. De acordo com ele, existe grande dificuldade para contabilizar o número de ciclistas mortos no trânsito.

Com mais de 400 ciclistas, a associação tem lutado para que haja o cumprimento política nacional de mobilidade urbana, que em dos pontos diz que deve ser priorizado o transporte não autorizado.

O Recife, possui atualmente uma malha cicloviária com cerca de 30 quilômetros de extensão. Até 2016, um plano diretor cicloviário deve implantar mais 76 quilômetros.

O repórter Rafael Carneiro traz outros detalhes: