A Celpe iniciou as ações da campanha de controle de queimadas sob linhas de transmissão, da safra 2014/2015 de cana de açúcar. As equipes de campo realizarão visitas técnicas nas usinas e fornecedores para verificar se as atividades dos produtores estão respeitando os limites de segurança da rede elétrica, em cumprimento à legislação.
Em entrevista ao âncora Everson Teixeira, o gestor da unidade de Meio Ambiente da Celpe, Thiago Caíres, explicou que a campanha tem como foco três públicos distintos: a sociedade como um todo; também são realizados trabalhos em parceria com os órgãos ambientais para atingir as usinas; e professores e agentes de saúde como multiplicadores. "Na safra passada treinamos aproximadamente 460 professores e em torno de 120 agentes de saúde", destacou o gestor.
De acordo com Thiago Caires, as ações são mais intensas na Zona da Mata do Estado, onde a presença de plantio de cana de açúcar é maior. O prejuízo financeiro contabilizado pela companhia é em indicativo de número de interrupções. A redução foi em torno de 84%, desde o início da campanha, explicou o gestor.
Confira a entrevista completa: