Tecnologia implantada em seis semáforos do Recife vai dar mais segurança aos pedestres

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 01/09/2014 às 14:58
Rádio JC News Semáforo na Avenida Agamenon Magalhães receberá a tecnologia Foto: Reprodução/ Google Street View Semáforo na Avenida Agamenon Magalhães receberá a tecnologia
Foto: Reprodução/ Google Street View

A partir de quarta-feira (3), seis semáforos do Recife vão dar mais segurança aos pedestres no momento de atravessar. Eles vão contar com equipamentos de fiscalização eletrônica, que tem capacidade para verificar excesso de velocidade dos veículos, parada sobre a faixa de pedestre e avanço de sinal.

As vias que vão receber a tecnologia são as Avenidas Herculano Bandeira, no Pina, Engenheiro Domingos Ferreira, na  Marechal Mascarenhas de Morais, na Imbiribeira, e Agamenon Magalhães, no Derby,. Também vão ser implantados refletores de led nessas mesmas áreas, que acenderão de acordo com o tempo do semáforo. 

Taciana Ferreira, presidente da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), explicou que nesses cruzamentos a companhia tem contabilizado um alto índice de acidentes causados pelo avanço de sinal e também por excesso de velocidade. "A fiscalização eletrônica nesses cruzamentos vai coibir o avanço do sinal vermelho, parar sobre a faixa, que prejudica a travessia do pedestre, e passar pelo sinal verde com excesso de velocidade também será multado", detalhou a presidente.

A inovação dessa ação é a iluminação da faixa de pedestres, destacou a presidente. O projeto prevê que esses dispositivos sejam implantados em 24 cruzamentos, afirmou Taciana Ferreira. 

Confira a entrevista completa com a presidente da CTTU concedida ao âncora Wagner Gomes: