Vendas de automóveis e veículos comerciais leves no Brasil caíram 7,4% em agosto

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 02/09/2014 às 14:30
Foto: Helia Scheppa/ Arquivo JC Imagem Foto: Helia Scheppa/ Arquivo JC Imagem

As vendas de automóveis e veículos comerciais leves no Brasil caíram 7,4% em agosto, na comparação com o mês de julho. Os dados são da Federação Nacional dos Concessionários (Fenabrave) nesta terça-feira (2). No acumulado do ano, a redução do número de licenciamentos chega a 9,4% em relação a 2013.

Ao todo, foram vendidos 259 mil 152 carros, contra mais de 279 mil no mês de julho. Considerando também ônibus e caminhões, a queda é de 7,56%. Na comparação com agosto de 2013, as vendas de carros caíram 17,12%. No ano passado, foram vendidas 279 mil 805 unidades. Somando esse montante ao de caminhões e ônibus, as vendas de veículos recuaram 17,22% na comparação anual. A indústria também diminuiu a produção em 17,1%, já que as vendas caíram.

No setor de seminovos o cenário, no entanto, é diferente. Carlos Nunes, diretor de mídia do Shopping de Automóvel de Pernambuco, destacou que o setor vive uma situação diferente da de novos. "Junho e julho, nós tivemos um crescimento de aproximadamente 4% a 5% de vendas em relação ao mesmo período do ano passado", detalhou Carlos Nunes. "Depois de mais de dois anos em recessão o setor de seminovos, neste momento, está num período muito bom", comemorou o diretor.

O economista da Ceplan consultoria, Valdeci Monteiro, alertou que o cenário pode continuar caindo e detalhou os fatores que podem contribuir para que esta situação persista.

Confira as entrevistas com Carlos Nunes e Valdeci Monteiro concedidas ao âncora Wagner Gomes: