Pesquisa Datafolha mostra Armando Monteiro e Paulo Câmara em empate com 36% das intenções de voto

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 04/09/2014 às 8:32
Armando-e-Paulo-Câmara-interna

Na pesquisa de intenção de votos para governador de Pernambuco divulgada, nesta quinta-feira (4), os candidatos Armando Monteiro Neto (PTB) e Paulo Câmara (PSB) aparecem com os mesmos 36%. A pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha aponta um empate técnico no segundo turno com leve vantagem para Paulo Câmara.

Chamados de candidatos nanicos, Zé Gomes (PSOL), Pantaleão (PCO), Miguel Anacleto (PCB) e Jair Pedro (PSTU) somam 3% frente aos 5% registrados no levantamento anterior. Brancos e Nulos chegam a 9% e os que não sabem ou não quiseram opinar totalizam 17%.

Pesquisa-Datafolha

A pesquisa anterior realizada pelo mesmo instituto foi feita entre os dias 12 e 13 de agosto, data em que o avião de Eduardo Campos caiu na região de Santos (SP) levando ao falecimento do candidato a presidente e padrinho político de Paulo Câmara. Depois desse levantamento, o socialista cresceu 23 pontos percentuais, encostando no adversário. Enquanto isso, Armando perdeu 11 pontos.Os candidatos podem estar com intenções de voto entre 33% e 39%, se considerada a margem de erro.

Em uma simulação de segundo turno, Paulo Câmara fica à frente pela primeira vez na campanha eleitoral. Porém, como a margem de erro é de três pontos percentuais, o instituto alerta para um empate técnico. Paulo Câmara poderia estar com votação entre 37% e 40%, enquanto Armando Monteiro chegaria a um patamar de 36% a 39%.

Diante da mobilização sobre a campanha do PSB no Estado após a morte de Eduardo, a taxa de rejeição dos candidatos também sofre alteração. Enquanto a de Armando Monteiro passou de 9% a 15%, a de Paulo Câmara caiu de 17% a 12%.

SENADO JP-e-FBC

O Datafolha também perguntou aos eleitores qual o candidato seria escolhido para ocupar a terceira vaga de senador de Pernambuco. O ex-prefeito do Recife, João paulo, continua à frente com 35% do total de votos, enquanto Fernando Bezerra Coelho aparece com 24%. Em relação ao levantamento anterior, João paulo teria perdido 8 pontos percentuais enquanto o socialista avançou oito.

A Pesquisa realizada pelo instituto Datafolha em parceria com a TV Globo foi a campo nas últimas terça (2) e quarta-feira (3) e ouviu 1185 pessoas. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sobre os protocolos PE 00021/2014 e BR 00517/2014. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.