Secretário de Educação de Pernambuco comemora evolução na qualidade do ensino médio

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 05/09/2014 às 18:47

Com informações do NE10

livro5

A evolução da qualidade do ensino médio em Pernambuco melhorou em comparação ao resto do País. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do ensino médio no Brasil não apresentou avanços, entre as avaliações de 2011 a 2013, ficando com nota 3,7. A meta para este período era de 3,9. Os números foram divulgados nesta sexta-feira (5), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

Nesta mesma avaliação, a qualidade do ensino médio Pernambuco subiu 12 posições, saindo da 16ª colocação do ranking e passando para o 4ª lugar do melhor índice de educação no País. Em 2011, o Estado estava com a nota de 3,1 e em 2013 passou para 3,6.

Na frente de Pernambuco, ficaram apenas ficam Rio Grande do Sul e São Paulo, com 3,7, e Goiás, com 3,8. Em quarto lugar, além de Pernambuco estão os estados de Santa Catarina, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Sobre os bons resultados apresentados por Pernambuco, Rhaldney Santos entrevistou o secretário estadual de Educação Ricardo Dantas. Confira:

IDEB - O Ideb é um índice criado pelo Ministério da Educação (MEC) para avaliar a qualidade das escolas e redes de ensino público do País. Ele utiliza os resultados de duas avaliações do governo federal, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e a Prova Brasil. O resultado combina a taxa de aprovação escolar com o desempenho dos estudantes nas matérias de matemática e língua portuguesa. Além do ensino médio, são avaliados os estudantes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental.