No Dia Mundial Sem Carro, presidente da Urbana diz que é hora de usar o transporte público

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 22/09/2014 às 9:20

Atualizado às 14h30

Carro-na-rua_Bernardo Foto: Bernardo Soares / JC Imagem

O Dia Mundial Sem Carro, celebrado, nesta segunda-feira (22), foi criado na França, em 1997, com o objetivo de incentivar o debate sobre qualidade de vida. No Brasil, a comemoração está inserida na Semana Nacional do Trânsito, iniciada no dia 16 deste mês. Várias empresas estimularam os funcionários a deixar o carro em casa e optar pelo ônibus, metrô ou bicicleta.

Nesta segunda, o Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE) promove encontro sobre uso das bicicletas. O encontro sobre condução assistida e comportamento seguro no trânsito será realizado às 11h. Representantes da Associação Metropolitana de Ciclistas do Grande Recife vão participar do bate-papo no auditório do TCE, na Rua da Aurora.

Para quem vai deixar o carro, um aplicativo pode ajudar no deslocamento pelo transporte coletivo. O Cittabus consegue monitorar em tempo real 90% da frota da Região Metropolitana do Recife. São aproximadamente 2700 coletivos de onze empresas vinculadas ao Grande Recife Consórcio, antiga EMTU. Fernando Bandeira de Melo, presidente da Urbana, sindicato das empresas de ônibus afirma que é hora de deixar o carro em casa:

Para o professor especialista em trânsito e representante do Observatório Nacional de Segurança Viária, Tenente Coronel Moura, é necessário repensar o uso indiscriminado do carro. Confira a entrevista completa feita por Wagner Gomes.