Cultura de paz ainda está longe de ser ideal no Brasil

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 30/09/2014 às 11:49
debate Foto: Isabela Lemos / JC News

A 'cultura de paz' foi o tema do debate realizado pelo jornalista Antônio Martins nesta terça-feira (30). No Estúdio, o professor de humanização da Universidade Federal de Pernambuco, Saulo Santos, e a pesquisadora e professora em direitos humanos da UFPE, Maria Luna, explicaram os pilares desse conceito e qual a situação atual do Brasil neste sentido.

"A cultura de paz é algo complexo e precisa ser estudada.  A nossa sociedade nunca estudou a paz, a gente estuda a violência, que é importante para que saber os sinais e os sintomas, mas para reverter o quadro é necessário adentrar profundamente na cultura de paz. Nas escolas, as crianças conhecem todos os heróis da violência - como Napoleão Bonaparte e Hitler - mas ninguém estudou, entre outros, Dom Hélder Câmara e Madre Teresa de Calcutá - os grandes líderes pacifistas da história", detalha Saulo Santos.

Os debatedores ainda explicam que, atualmente, o trabalho de cultura de paz está mais avançado em Butão, localizado no sul asiático. O país é primeiro lugar no ranking de felicidade e investimento na qualidade de vida das pessoas. Confira todos os detalhes do debate nos links a seguir: