Diferença entre Paulo Câmara e Armando Monteiro Neto aumenta de 6% para 13%, aponta pesquisa IPMN/JC

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 02/10/2014 às 14:15

Do Blog de Jamildo Atualizada às 14h45

paulo-camara-e-joao-campos Foto: Aluísio Moreira / PSB

A três dias da eleição, o ex-secretário da Fazenda Paulo Câmara (PSB) ampliou a vantagem sobre seu principal adversário, o senador Armando Monteiro Neto (PTB) na última pesquisa do Instituto Maurício de Nassau (IPMN) antes da votação, divulgada pelo Jornal do Commercio e pelo Blog de Jamildo nesta quinta-feira (2). Paulo Câmara passou de 39% para 44%, entre a última pesquisa, divulgada há uma semana, e a atual. Já Armando Monteiro, recuou de 33% para 31% entre os dois levantamentos. Em entrevista à JC News com Wagner Gomes, Adriano Gomes, um dos coordenadores da pesquisa, fala sobre os novos números:

A diferença entre os dois candidatos aumentou assim de 6% para 13%. A margem de erro é dois pontos percentuais. Os números de votos válidos apontam que a eleição deve ser decidida ainda no primeiro turno, com vitória do candidato socialista.

humberto-costa-e-armando-monteiro Foto: Sérgio Figueiredo / PT

Juntando a votação de todos os demais candidatos a governador atingem apenas 1% das intenções de voto. Separadamente, porém, Zé Gomes (PSOL), Jair Pedro (PSTU), Miguel Anacleto (PCB) e Pantaleão (PCO) não têm, individualmente, 1% da preferência dos eleitores.

A pesquisa aponta ainda um percentual de 9% dos eleitores que declarou votar em branco ou nulo; número inferior aos 11% do levantamento anterior. Já 15% dos entrevistados, declararam ainda não saber em quem irão votar ou preferiram não responder à pesquisa. Uma semana antes esse índice era de 16%.

SENADO - Na corrida pelo Senado, o candidato da Frente Popular, Fernando Bezerra Coelho (PSB), mantém a dianteira em relação ao postulante do PT João Paulo. Os números da pesquisa do Instituto Maurício de Nassau, encomendada pelo Portal Leia Já em parceria com o Jornal do Commercio, revelam o socialista com 35% das intenções de voto contra 29% de João Paulo.

IMG_6816_resized Foto: Társio Alves

A três dias do pleito, que ocorre no próximo domingo (5), o percentual de eleitores indecisos ainda é expressivo. A parcela de entrevistados que optaram pelo voto branco/nulo/nenhum/não soube ou não respondeu somam 35% das intenções de voto. A candidata Simone Fontana (PSTU) aparece com 1% dos votos. Albanise Pires (PSOL) e Oxis (PCO) não pontuaram.

PRESIDÊNCIA - Em Pernambuco, as candidatas a presidente da República Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PSB) não conseguiram reverter o empate técnico nas intenções de voto. Esse é o cenário do último levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN/JC) antes da votação, divulgado nesta quinta-feira (2). Dilma não apresentou oscilação, mantendo os 43% das intenções de voto já obtidos na última análise, do dia 25. Já Marina conseguiu subir apenas um ponto, passando para 41%. A margem de erro é de 2% para mais ou para menos.

Selfie-diogo-nigro Foto: Diego Nigro / JC Imagem

Luciana Genro (PSOL), candidata que esteve em Pernambuco na semana passada e tem chamado atenção nos debates, alcançou 1% das intenções de voto.

Pastor Everaldo (PSC), que estava com um ponto, além de Eduardo Jorge (PV), Levy Fidelix (PRTB), Zé Maria (PSTU), Mauro Iasi (PCB), Rui Costa Pimenta (PCO) e Eymael (PSDC), não chegam sequer a essa porcentagem.

As intenções de voto brancos e nulos se mantiveram em 5% e os que não responderam continuaram em 7%. Nos últimos dias, a estratégia é tentar convencer esses eleitores

DADOS A pesquisa ouviu 2.480 eleitores pernambucanos, nos dias 29 e 30 de Setembro 2014. O número de entrevistas foi estabelecido com base em uma amostragem aleatória simples com um nível estimado de 95% de confiança e uma margem de erro estimada de dois pontos percentuais.

A presente pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral, sob os números PE- 00035/2014 e BR-00924/2014, no dia 26 de setembro de 2014 e foi encomendado pelo Portal Leia Já, em parceria com o Jornal do Commercio.