ELEIÇÕES 2014

Pernambuco elege o novo governador, um senador e 69 deputados

Paulo Câmara foi eleito governador com 68% dos votos. A abstenção eleitoral foi de 16%

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 06/10/2014 às 12:20

Imagem

Em Pernambuco, o pleito do domingo resultou em um governador eleito no primeiro turno, Paulo Câmara. Além dele, o candidato da Frente Popular ao Senado, Fernando Bezerra Coelho, 25 deputados federais e 49 deputados estaduais também foram eleitos. Você pode conferir a lista completa com os deputados federais e o os deputados federais eleitos no site da Rádio Jornal, clicando aqui. Acompanhe a baixo um resumo das eleições no Estado.

VOTAÇÃO EM PERNAMBUCO

Cerca de 16% dos eleitores de Pernambuco não foram às urnas. Para presidente, a ex-senadora Marina Silva, do PSB, foi a mais votada no estado com 48% dos votos válidos, o equivalente e 2 milhões e 300 mil votos. Dilma, do PT, teve 44% e 2 milhões e 126 mil votos. Aécio teve a pior votação do Brasil e em Pernambuco, ficou com 6% dos votos o equivalente e menos de 300 mil votos.

A ELEIÇÃO PARA GOVERNADOR

Paulo Câmara, do PSB, foi eleito com a maior votação percentual da eleição 2014 e a segunda maior votação da história do estado com 68% dos votos válidos, ficando abaixo apenas dos 82% de Eduardo em 2010.

O TAMANHO DA VANTAGEM

Paulo teve 3 milhões de votos, uma vantagem de 1 milhão e 700 mil votos em cima de Armando Monteiro, do PTB. Zé Gomes, do PSOL, teve votação fraca com 0,63%, o equivalente a 28 mil votos.

A ELEIÇÃO PARA SENADO

Fernando Bezerra Coelho foi eleito senador com facilidade sobre João Paulo com uma vantagem de um milhão e 200 mil votos. Chama a atenção a soma de brancos e nulos para o Senado em Pernambuco: chega a 22%.

QUEM PERDEU A ELEIÇÃO

Não conseguiram renovar o mandato na Assembleia Legislativa de Pernambuco André Campos, do PSB, Antônio Moraes, do PSDB, Marcantonio Dourado, do PSB, Laura Gomes, do PSB, Maviael Cavalcanti, do DEM, Isaltino Nascimento, do PSB, Terezinha Nunes do PSDB, Gustavo Negromonte, do PMDB, Sérgio Leite, do PT, Ramos, do PMN.

QUEM TAMBÉM PERDEU

Foram derrotados para deputado estadual Botafogo, do PDT, Marcelino Granja, do PCdoB, Yves Ribeiro, do PSB, Izabel Urquiza, do PMDB, Osmar Ricardo, do PT, Aline Mariano, do PSDB, Vavá Rufino, do PTB e Oscar Paes Barreto, do PT, e Pedro Josephi, do PSOL.

QUEM PERDEU PARA FEDERAL

Não conseguiram renovar os mandatos para deputado federal, Augusto Coutinho, do Solidariedade, Pedro Eugênio e Fernando Ferro, ambos do PT, Cadoca, do PCdoB, Ninho, do PSB, Roberto Teixeira, do PP e Pastor Vilalba, do PP.

QUEM TAMBÉM FICOU DE FORA

Mozart Sales, João da Costa e Dilson Peixoto, do PT. Fernando Monteiro, do PP, Raul Jungmann, do PPS, Isabela de Roldão, do PDT, Luciano Bivar, do PSL, Creuza Pereira, do PSB, Carlos Lapa, do PSL, Josenildo Sinésio, do PTB, Guilherme Coelho, do PSDB, Renê Patriota, do PV, Aldo Amaral, do PRB, Rivaldo Soares, do PHS e Arlindo Siqueira, do PSL.