Espetáculo solidário vai ajudar compra de aparelho respiratório de criança que nunca deixou hospital

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 08/10/2014 às 9:30

circo Foto: Reprodução / Internet

Amigos e parentes do menino Ryan Tenório, de 2 anos, diagnosticado com uma rara doença e que por esse motivo mora no hospital Barão de Lucena desde nascido, organizam um espetáculo circense nas próximas quinta (9) e sexta-feira (10).

As sessões custam R$ 10 e acontecem às 20h30, em um circo localizado na Avenida Recife, no bairro do Ipsep, na Zona Sul da capital pernambucana. O evento pretende arrecadar fundos para a compra de um marcapasso diafragmático, único equipamento que pode trazer qualidade de vida ao garoto, permitindo que ele vá para casa.

O segurança e amigo da família, Diogo Barreto, dá detalhes sobre o aparelho e a campanha.

 Uma ação movida pelos parentes de Ryan para que o estado disponibilize marcapasso e cirurgia está parada na Justiça porque o governo estadual recorreu da decisão. Ryan é portador da Síndrome de Ondine, distúrbio raro que afeta uma em cada 200 mil crianças nascidas.

Nela, o controle automático da respiração é desativado por uma desordem no sistema  nervoso central. Assim, quando Ryan dorme, ele para de respirar.

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde informou que está finalizando o processo de compra do marcapasso para Ryan, mas não deu prazo para a chegada do aparelho. Mais informações sobre como ajudar o garoto na página do Facebook Ajude Ryan, ou pelo telefone 8541-2561.