Polícia Federal investiga quadrilha que já roubou mais de R$ 8 bilhões no Brasil

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 14/10/2014 às 14:41
Foto: Divulgação/ PF Foto: Divulgação/ PF

A Polícia Federal em Pernambuco alerta a população para um novo tipo de crime virtual: o golpe do boleto. A ação tem origem em computadores dos estados unidos, mas já há ramificações no Brasil, e atinge diretamente quem paga as contas pela internet. Tudo começa com um e-mail com, por exemplo, supostas cobranças bancárias ou pendências na declaração do imposto de renda.

Quando o internauta clica no arquivo, um vírus é instalado no computador que muda o código de barras do boleto gerado. Assim, a quadrilha intercepta o pagamento e desvia o dinheiro para outras contas. De acordo com Giovanni Santoro, chefe de comunicação da Polícia Federal no Estado, somente de fevereiro a maio desse ano foram gerados 496 mil boletos e os golpes, são na maior parte, em valores de R$ 1.500.

O assessor afirma que as investigações sobre a quadrilha começaram em julho deste ano. Giovani aponta que o golpe ainda não chegou aos aplicativos de celular e orienta quem utiliza o pagamento nos sites dos bancos.

A apuração desse tipo de crime cibernético, que atinge pelo menos três países, tem apoio da FBI, polícia norte americana.

Confira os detalhes com a repórter Clarissa Siqueira: