Ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome diz que é preciso aprender a conviver com o semiárido

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 15/10/2014 às 11:43

80f8842df38021dc75f263a0846a29e8 Foto: Rodrigo Lôbo / acervo JC Imagem

A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, visita a cidade de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, nesta quinta-feira (16), para mais uma rodada de avaliação das parcerias para as ações de convivência com o semiárido.

Em entrevista à JC News com Antônio Martins Neto, Tereza Campello diz que o principal desafio é entender que não se deve tentar combater a seca, mas conviver com o semiárido. Pequenas mudanças podem melhorar a vida da população, como cercar os animais para evitar que eles fiquem soltos, caminhando, e gastando energia.

A ministra chama atenção para a distribuição de mudas de palma, para que na época de seca drástica os animais tenham alimento. Trocar o gado por cabra e cobrir a área da propriedade para que o porco fique em um ambiente mais ameno, são algumas das outras atitudes que podem diminuir o impacto da temperatura e da falta de precipitação na região.

Ouça entrevista na íntegra, que também trata da questão do armazenamento de água em cisternas.

Esta que é a pior seca há 50 anos e no dia 16 é celebrado o Dia Mundial da Alimentação, lembrando que o Brasil comemora ter saído do Mapa da Fome.