Entidades estudantis declaram apoio à candidatura de Dilma Rousseff

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 16/10/2014 às 15:20

entidades_estudantis_com_dilma69254 Foto: Reprodução / Internet

Os diretores da União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), além de representantes de DCEs, DAs e CAs de todo o Brasil, redigiram documento de apoio à candidatura de Dilma Rousseff à presidência da república. Após 5h de reunião e cerca de 70 intervenções das mais de 100 lideranças presentes, as entidades estudantis concluíram a carta intitulada Os estudantes têm lado: com Dilma, contra o retrocesso. O documento foi concluído na última terça-feira (14).

Em entrevista à JC News com Wagner Gomes, a presidente nacional da UNE, Virgínia Barros, explicou que, no primeiro turno, um conselho que reuniu mais de 400 entidades formou uma plataforma com opiniões dos estudantes a respeito do Brasil e as propostas importantes para o futuro. Já no segundo, os estudantes entenderam que um dos candidatos tem um pleito de confronto com todas as propostas que a UNE sempre defendeu. Como exemplo, Virgínia Barros cita a tentativa de Aécio Neves em acabar com o Prouni.

Mesmo defendendo a candidatura de Dilma Roussseff, a presidente da UNE diz que a entidade e os estudantes estarão sempre na rua lutando por avanços, como a destinação de 10% do PIB para a educação.

Até metade de 2013, foram repassados R$ 50 milhões em verbas federais para a UNE e o TCU constatou irregularidades em algumas prestações de contas. Em resposta, Virgínia Barros disse que o repasse de verbas acontece desde antes do governo Lula, e que a UNE busca apoio da iniciativa pública e privada para a realização de eventos.