Reumatologista alerta que osteoporose nos homens tem sido cada vez mais divulgada

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 20/10/2014 às 10:23

osteoporose homens

No Dia Mundial da Osteoporose, comemorado nesta segunda-feira (20), o reumatologista Eliézer Rushansky  conversou com o âncora Antônio Martins Neto sobre o problema. A doença está relacionada com a fraqueza dos ossos e se dá por dois grandes problemas. "Inicialmente a deficiência de estrogênio, no caso da mulher, a chamada osteoporose pós-menopausa. E também a osteoporose ligada ao uso de fármacos", explicou o especialista.

O especialista ainda destacou que osteoporose nos homens tem sido cada vez mais divulgada. "A partir de 60 anos, o homem começa a perder osso igual a mulher, então ele tem também que identificar as causas, se é uma deficiência hormonal", alertou o reumatologista. Para ele, os grandes problemas: identificar a osteoporose no período em que a mulher está deixando de menstruar e na área clínica reumatológica são aqueles pacientes com osteoporose já estabelecida e que tem que receber fármacos.

Doutor Eliézer Rushansky  ainda alertou que a alimentação é um fator importante para a prevenção da doença. "É importante na fase da formação inicial do osso formar uma boa reserva cálcica, durante a puberdade".

Confira a entrevista completa:

A doença afeta 10 milhões de brasileiros segundo dados da Fundação Internacional de Osteoporose. No programa JC News com Everson Teixeira, a fisioterapeuta Fátima Tedim, que é professora da Faculdade Estácio do Recife.

Ouça a conversa abaixo: