9ª Semana Nacional de Conciliação deve atender cerca de 22 mil pessoas

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 21/10/2014 às 11:34
conciliação O Tribunal de Justiça de Pernambuco está com inscrições abertas para a 9ª Semana Nacional de Conciliação, marcada para acontecer entre os dias 24 e 28 de novembro. O objetivo é fazer acordos e solucionar problemas que envolvem instituições bancárias, de telefonia e órgãos públicos.

O Juiz Rui Tatu, coordenador da Semana Nacional de Conciliação em Pernambuco, explicou que quem tiver processos na justiça com relação à família, contratos, entre outros, pode se inscrever até o dia 23 de outubro através dos e-mails [email protected] e [email protected] pelo telefone (81) 3181-0727. Os interessados devem fornecer, obrigatoriamente, o nome completo, telefone para contato e qual a empresa envolvida no processo em questão.

O coordenador comenta a expectativa de atendimento. "Nós estimamos 22 mil pessoas a serem atendidas; 5.550 processos envolvidos, fora os que já tramitam normalmente. Então, nessa semana, nós vamos procurar concentrar a resolução desses conflitos de uma forma amigável, consensual, de uma forma que todos saiam ganhando", destacou o juiz.

Ele ainda lembra que esse trabalho de conciliação já é feito há um tempo. "Em Pernambuco nós temos 20 câmaras de conciliação conveniadas juntos às faculdades de direito, nós temos sete centrais de conciliação do próprio TJPE que visam justamente desafogar. Nós temos em torno de 5 mil processos resolvidos dessa forma, por mês", apontou o coordenador.

Confira a entrevista completa no programa de Graça Araújo:

Poderão ser incluídos na pauta da semana nacional apenas processos que envolvam as empresas de telefonia Tim, Claro, Oi e Vivo; as instituições bancárias Bradesco, Itaú-Unibanco, Santander, HSBC, Citibank, Banco do Brasil e Banco do Nordeste; a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa); a Tam linhas aéreas; a Philips do Brasil; a Natura cosméticos; Insinuante e Ricardo eletro.