Em campanha, Lula e Dilma são recebidos por multidão em Petrolina, Goiana e no Recife

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 21/10/2014 às 10:15
Atualizada às 21h

dilma-petrolina Multidão participada de ato em Petrolina Foto: Reprodução / PT

A presidente e candidata pelo PT à reeleição, Dilma Rouseff e o ex-presidente Lula, têm agenda confirmada para esta terça-feira (21) em Pernambuco. A petista passou primeiro por Juazeiro do Norte, na Bahia, e depois seguiu para Petrolina, no Sertão de Pernambuco. São esperados em Goiana, na Zona da Mata Norte do Estado,  e depois participam de uma caminhada no centro do Recife com saída no Parque 13 de Maio e término nas proximidades do Pátio do Livramento.

15406790898_f567a9dcae_z Foto: Reprodução / PT

Em Petrolina, Lula e Dilma desembarcaram por volta das 11h e foram saudados por uma multidão que estava presente no evento. Dilma agradeceu a recepção calorosa e disse que mais do que um orgulho, era uma honra estar so semiárido. A candidata à reeleição deu um "viva" para uma das regiões mais importantes do Brasil "apesar do que os tucanos acham", e se referiu à eleição de 2010 dizendo que os tucanos falaram que os votos recebidos no semiárido e em todo o Nordeste, eram de pessoas ignorantes.

O repórter Marco Aurélio traz as informações:

LEIA TAMBÉM: Lula assegura que investimentos federais em PE vão continuar caso Dilma seja reeleita

Na fábrica da Fiat, em Goiana, cerca de 200 trabalhadores aguardavam a chegada de Lula e Dilma. Os dois conheceram a área de construção e tecnologia da fábrica e depois avaliaram a infraestrutura viária e logística da região, que são de responsabilidade do governo federal e ainda não começaram a ser construídas, como, por exemplo, o Arco Metropolitano.

Ouça a reportagem de Lélia Perlim:

 dilma66 Candidata à reeleição concedeu entrevista na fábrica da Fiat Foto: Lélia Perlim / JC News

Em coletiva de imprensa, a atual presidenta falou sobre os bancos públicos, fazendo um comparativo dos números no governo Fernando Henrique Cardoso e Lula e Dilma. Ela também rebateu críticas do prefeito Geraldo Julio e de Décio Padilha, secretário da Fazendo da Pernambuco, de que verbas não estavam sendo repassadas para Pernambuco. Dilma disse que isso era um absurdo e citou exemplos como a Fiat, o Porto de Suape, e a Refinaria Abreu e Lima.

dilma8 Militância se concentra no Centro do Recife Foto: Elis Martins / JC News

O movimento da militância do PT foi grande no Centro do Recife à espera da presidenta Dilma e do ex-presidente Lula. Os dois vieram de helicóptero de Goiana, na Mata Norte, à capital. A passeata teve concentração no Parque 13 de Maio e segue com destino à Praça da Independência.

Por causa do ato, houve bloqueios nas seguintes ruas: Avenida Cruz Cabugá com a Avenida Mário Melo, Rua João Lira com a Avenida Visconde de Suassuna, Rua do Príncipe com a Rua Gervásio Pires, Rua do Riachuelo e Rua Gervásio Pires, Avenida Conde da Boa Vista com a Rua da Aurora, Rua do Sol com Avenida Guararapes, Avenida Guararapes com a Avenida Dantas Barreto, Rua Siqueira Campos com a Avenida Dantas Barreto, Avenida Dantas Barreto com a Praça da República, Rua do Imperador com a Rua 1º de Março e Rua 1º de Março com a Rua Martins de Barros.

Saiba mais com a repórter Elis Martins:

Dilma Rousseff e Lula discursaram para milhares de petista na Praça da Independência, no centro do Recife, na noite desta terça-feira (21). No comício, o ex-presidente Lula chamou o candidato adversário Aécio Neves (PSDB) de "filhinho de papai", além de tecer várias críticas aos tucanos. Já Dilma, que tenta a reeleição, defendeu programas como "Mais Médicos" e "ProUni" e criticou o governo do peessedebista Fernando Henrique Cardoso.

Ouça a reportagem de Houldine Nascimento:

Na reta final da campanha, o objetivo da visita ao estado é reforçar o nome da candidata e evitar que ela sofra uma derrota estadual para Aécio Neves, candidato pelo PSDB. No primeiro turno, Marina Silva, atual aliada do candidato tucano, alcançou 48,05% dos votos válidos e Dilma chegou a 44,22%. Já Aécio, ficou com 5,92%.

De acordo com a pesquisa de intenção de votos, realizada pela confederação nacional do transporte, CNT/MDA e divulgada nessa segunda-feira, a presidente Dilma Roussef apresenta 45,5% das intenções de voto, contra 44,5% de Aécio Neves. O resultado caracteriza empate técnico entre os presidenciáveis.

No levantamento do Instituto Datafolha, também divulgado nessa segunda-feira (20), Dilma tem 52% e Aécio soma com 48%, dos votos válidos. O mesmo cenário ocorre no último levantamento do Vox Populi. O Datafolha entrevistou 4.389 eleitores de todo o País nesta segunda. A margem de erro das pesquisas é de dois pontos percentuais e o nível de confiança, 95%. Já o Vox Populi ouviu 2 mil eleitores entre o último sábado (18) e domingo (19) em 147 cidades brasileiras.