Datafolha aponta Dilma com 53% e Aécio com 47%, diferença fora da margem de erro

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 23/10/2014 às 17:20

Do Blog de Jamildo

montagemdilmaaecio Foto: Reprodução / Internet

A três dias das eleições no segundo turno, a pesquisa Datafolha aponta pela primeira vez a presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, à frente do adversário Aécio Neves (PSDB) e fora da margem de erro. No levantamento divulgado nesta quinta (23), a petista aparece com 53% das intenções de voto e o tucano está com 47%. A pesquisa foi feita em parceria com a Folha de S. Paulo.

Paralelamente à divulgação do Datafolha, foram publicados os números da pesquisa Ibope. A consulta também aponta Dilma com vantagem numérica em relação a Aécio. A petista aparece com 54% e o tucano está com 46% dos votos válidos. Para realizar o cálculo, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos.

Brancos e nulos correspondem a 7% e os entrevistados que não sabem ou não responderam equivalem a 3%. Ao todo, o Ibope entrevistou 3.010 eleitores em 203 municípios entre os dias 20 e 22 de outubro.

Nas quatro pesquisas anteriores do Datafolha neste segundo turno, a situação sempre foi de empate técnico. Nas duas primeiras, com o tucano numericamente à frente (ambas por 51% a 49%). Nas duas últimas, com a petista numericamente à frente (nos dois casos, por 52% a 48%).

Desta vez, o Datafolha ouviu 9.910 pessoas na quarta (22) e nesta quinta (23).