Mercado de trabalho demanda cada vez mais maior nível de escolaridade dos trabalhadores

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 28/10/2014 às 9:59
Foto: Reprodução/ Internet Foto: Reprodução/ Internet

O aumento da escolaridade tem sido uma das razões para o aumento real da renda dos brasileiros. Hoje quem tem curso superior chega a ganhar 140% a mais em relação a um trabalhador com ensino médio.

No entanto, esse número vem caindo. Há dez anos a diferença salarial entre o trabalhador com curso superior e outro com ensino médio era de 163%. "Agora, o mercado demanda cada vez mais estudos", explicou o professor da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas, Kaizô Beltrão. "O que antigamente era satisfeito com simplesmente ter um curso universitário, agora o mercado tá demandando ter um MBA, um mestrado ou um doutorado", exemplificou o professor.

Esse crescimento de trabalhadores com nível superior deve demorar para saturar o mercado e ocasionar uma redução nesse salário, acredita o professor. "Acho que nós estamos muito longe desse ponto. Existe toda uma necessidade, o país aumenta a produtividade com um maior nível de escolaridade. Nós estamos muito longe desse ponto de saturar o mercado", destacou o professor Kaizô.

De acordo com o professor, agora existe muito mais oportunidade para quem deseja ingressar no ensino superior, como por exemplo ProUni e financiamentos para concluir os estudos.

Confira outros detalhes na entrevista com o professor Kaizô Beltrão:

-