Grávidas podem se vacinar contra coqueluche em postos de saúde do Recife

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 03/11/2014 às 10:15

vacina-coqueluche Foto: Reprodução / Internet

A partir dessa segunda-feira (3), postos de saúde do Recife vão oferecer vacina tríplice acelular (DTPa), que previne contra difteria, tétano e coqueluche. O público alvo da campanha é formado pelas mulheres entre a 27ª semana de gravidez e 36ª semana.

Até 2013, a vacina contra a coqueluche só era disponibilizada para crianças, por meio do Calendário Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde. A cobertura contra a doença começa com a vacina pentavalente, administrada aos dois, aos quatro e aos seis meses de vida. Além da pentavalente, a criança recebe dois reforços com a vacina DTP, que protege contra difteria, tétano e coqueluche.

A iniciativa do Ministério da Saúde quer prevenir que as grávidas contraiam coqueluche e transmitam a doença aos filhos. Causada pela bactéria Pertussis, a coqueluche tem como principal sintoma uma tosse desenfreada e incontrolável que, em casos graves, pode levar até mesmo à morte.

A imunização também será oferecida aos anestesistas, ginecologistas, neonatologistas, obstetras, pediatras, enfermeiros e técnicos de enfermagem que atendem recém-nascidos nas maternidades e UTIs neonatais. Saiba mais na reportagem de Clarissa Siquiera:

A coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Recife, Elizabeth Azoubel, orienta: