Projeto de Lei propõe a desoneração da folha à todos os setores da economia

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 03/11/2014 às 13:53

Da Rádio JC News

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio aprovou o Projeto de Lei 4783/12 que propõe a desoneração da folha à todos os setores da economia, por opção. De autoria do sistema Fenacon (Sescap/Sescon), a proposta foi apresentada pelo deputado Guilherme Campos (PSD-SP) na câmara dos deputados. Caso o projeto seja aprovado, o contribuinte poderá optar, no início de cada ano, por apurar e recolher a contribuição previdenciária patronal sobre a folha de salários (20%) ou sobre a receita bruta (1% ou 2%). O projeto tem caráter conclusivo e será analisado ainda pelas Comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

O contador José Augusto Freitas, conversou com o âncora Wagner Gomes, sobre o assunto. José Augusto explicou que, atualmente, é obrigatório para alguns setores da economia a desoneração da folha. "Com esse projeto, que ao meu ver é perfeito, ele realmente vem à desonerar ou não, é uma opção do contribuinte optar ou não", comentou o especialista.

O contador ainda repercutiu outro assunto. O agendamento da opção para a empresa em atividade que deseja enquadrar-se no Simples Nacional a partir de 2015 pode ser feito a partir de hoje.

Confira a entrevista completa: