Sem arrendatário, Terminal Marítimo de Passageiros inicia temporada de Cruzeiros 2014/2015

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 04/11/2014 às 10:08
Atualizada às 16h40 Foto: Hélia Scheppa/ JC Imagem O terminal foi inaugurado em agosto do ano passado Foto: Hélia Scheppa/ JC Imagem

A partir desta terça-feira (4) começa a temporada de cruzeiros 2014/2015 e o Terminal Marítimo de Passageiros (TMP), inaugurado em agosto do ano passado, vai operar pelo segundo ano consecutivo sem um arrendatário, uma vez que a Secretaria de Portos do Governo Federal não concluiu a licitação para escolha de uma empresa para operar o TMP.

Dessa maneira, a gestão do terminal marítimo resolveu se dividir entre a gestão e operação de navios de cargas. Sobre o assunto Jofre Melo conversou com o presidente do Porto do Recife, Schebna Machado. "Já no ano passado a gente se dividiu entre a operação do nosso terminal e o porto, propriamente dito, e não trouxe nenhum prejuízo", destacou o presidente. "Aumentamos a nossa expertise e esperamos continuar oferecendo os serviços que o porto se propõem a oferecer, principalmente, com segurança e qualidade", explicou Schebna.

Apesar da falta do arrendatário do governo federal, que está travado no Tribunal de Contas da União (TCU)a expectativa é que o TMP receba um número maior de passageiros. "Se a gente fizer uma comparação das duas temporadas, a nossa expectativa é que, inclusive, essa temporada haja um aumento entre 15% e 20% do número de passageiros", destacou. No entanto, alguns serviços serão atingidos. "O que traria de impacto negativo é que o nosso terminal ele tem uma capacidade grande de oferecer serviços de terceiros, ou seja, restaurantes, lanchonetes, entretenimento, como não foi licitado esses serviços foram suprimidos", lamentou Schebna. Segundo o presidente, qualidade, segurança e uma casa de câmbio não serão afetados pela falta da verba.

Para agilizar o processo, o TMP está sempre em contato com a Secretaria dos Portos, segundo o presidente. Confira a entrevista completa:

A repórter Clarissa Siqueira acompanhou a chegada do transatlântico de bandeira Maltesa Empress, que aportou, nesta manhã, no Porto do Recife. O transatlântico saiu do Porto de Cádiz, na Espanha, e são 1470 passageiros. Confira:

transa Foto: Lélia Perlim / JC News

O navio deve zarpar às 20h, e, por volta das 16h, os primeiros tripulantes chegavam para fazer check-in. O navio que vai levar 1470 pessoas tem como destino o Porto de Santos, em São Paulo, mas antes faz pausa em Salvador - BA, e Búzios, RJ.