Anuário brasileiro de segurança pública aponta aumento de 15% no número de estupros em PE


Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 12/11/2014 às 15:22
Leitura:

Pernambuco desponta no cenário nacional em uma triste estatística: o aumento de 15% no número de casos de estupro no ano de 2013. O dado foi divulgado no oitavo anuário brasileiro de segurança pública divulgado nessa terça-feira (11).

Na pesquisa, foram 2.424 ocorrências registradas no estado, com 320 casos a mais do que em 2012, diferente do aumento registrado na média nacional de 96 casos.

No Brasil, foram 50.320 registros dessa natureza, mas existe uma estimativa internacional de que os casos não notificados correspondam a 35% do total, o que pode equivaler a 140 mil casos.

Por outro lado, Pernambuco apresentou um percentual de homicídios 9,8% menor em comparação ao ano anterior, sendo o segundo estado nordestino com maior queda nesse número, ficando atrás da Bahia, que teve redução de 13,5%.

No cenário nacional, foram registradas 53.546 homicídios, o que representa uma pessoa assassinada a cada dez minutos no país.

O cientista político José Maria Nóbrega analisa a pesquisa e aponta que o estado representa um modelo para a região.

A pesquisa destaca ainda dados sobre crimes não-letais, situação dos presídios, efetivo policial e número de crimes letais envolvendo policiais.

O cientista aponta a pouca utilização dos dados da pesquisa pelos gestores públicos, o que atrapalha a criação de políticas públicas na áre

Mais Lidas