Até a quinta, população recebe atendimento médico e social no Centro do Recife

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 12/11/2014 às 10:35
Leitura:

Exames médicos, testes rápidos, emissão de documentos, palestras, orientações e oficinas integram o Projeto Colmeia Recife, que vai atender gratuitamente a população nesta quarta (12) e quinta (13). A ação, que vai oferecer mais de 50 serviços, acontece no Pátio da Basílica de Nossa Senhora do Carmo, no bairro de Santo Antônio, das 8h às 17h. A iniciativa, que completa 15 anos neste novembro, espera beneficiar ao total 60 mil pessoas, congregando serviços sociais, de orientação jurídica e saúde. Pela primeira vez, a iniciativa incluirá um casamento comunitário de 16 casais.

Nesta quarta (12) pela manhã, será ofertado para as grávidas que estão no quinto mês de gestação a ultrassonografia obstetra. As mulheres também poderão participar de consultas com ginecologista, clínico geral, gastroenterologista e otorrinolaringologista, além de realizar o exame de mamografia e receber orientações sobre o câncer de mama, que é o segundo tipo mais frequente entre o público feminino.

Dentro dos serviços de saúde, haverá testes de glicose, colesterol, HIV, hepatite B e C, aferição de pressão, vacinação contra a Pólio (faixa etária de seis meses a menores de cinco anos), orientações sobre hipertensão, diabetes, hepatites virais, tuberculose, hanseníase e doenças sexualmente transmissíveis. Uma parceria com a Fundação Altino Ventura possibilitará, ainda, a realização de consultas oftalmológicas. Serão 40 por dia. Também será movimentada a prescrição de lentes corretoras, aferição de pressão intraocular e a verificação da necessidade da cirurgia de catarata. Nos dois dias de projeto, o público poder receber atendimento odontológico. Serão disponibilizadas 192 vagas para este serviço.

O repórter Rafael Carneiro acompanha a movimentação neste primeiro dia do projeto:

Mais Lidas