Paciente transferido para o Oswaldo Cruz após suspeita de ebola passa bem

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 12/11/2014 às 10:00

oswaldo-cruz Foto: Igo Bione / JC Imagem

O encarregado de obras, Geraldo Venceslau de Souza, de 48 anos, apresenta estado de saúde estável. Ele deu entrada na UPA do Vassoural na manhã dessa terça-feira (11) com febre, tosse seca, dores no corpo e cefaleia. Médicos suspeitaram que ele estava com ebola. De lá, foi transferido para o setor de doenças infecciosas do Oswaldo Cruz, no Recife, volta da 15h. Em questão de minutos, a Unidade de Pronto Atendimento foi evacuada e todos os procedimentos do protocolo adotados.

A UPA do Vassoural foi reaberta na noite dessa terça-feira, depois de um processo de desinfecção. O pernambucano retornou há sete dias de Guiné Equatorial, país africano, após oito meses de trabalho. O assessor parlamentar David Rodrigo de Souza, que é filho do encarregado de obras, conta o que mudou na hora do atendimento:

A Secretaria de Saúde de Caruaru nega que houve precipitação no caso do pernambucano que retornou da África. A secretária-executiva da Cidade, Wedneide Almeida, afirma que um dos critérios foi considerado determinante:

Os médicos do Oswaldo Cruz explicam que Geraldo Venceslau de Souza já contraiu malária cinco vezes. Efraim Nafta, gerente de Vigilância em Saúde, faz um balanço positivo dos procedimentos adotados no caso: