Acusados de matar, esquartejar e vender carne humana podem pegar mais de 30 anos de prisão

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 13/11/2014 às 7:43
Da Rádio Jornal Atualizada às 14h32 Isabel Cristina, Bruna Oliveira e Jorge Beltrão são acusados de homicídio quadruplamente qualificado, falsidade ideológica, sequestro e canibalismo em Garanhuns e Olinda. Isabel Cristina, Bruna Oliveira e Jorge Beltrão são acusados de homicídio quadruplamente qualificado, falsidade ideológica, sequestro e canibalismo em Garanhuns e Olinda.

Pondo fim a uma espera de anos, teve início, nesta terça-feira (13), o júri o popular de três pessoas acusadas de matar, esquartejar, ocultar e comercializar alimentos com os restos mortais de Jéssica Camila da Silva de 17 anos.

Na denúncia do Ministério Público de Pernambuco, a adolescente foi morta em maio de 2008 no loteamento Boa Fé 1, Rio Doce e os produtos vendidos com carne humana no município de Garanhuns, Agreste.

Jorge Beltrão Negromonte da Silveira, de 52 anos, Isabel Cristina Torreão Pires, 53 e Bruna Cristina Oliveira da Silva de 28 anos sentam no banco dos réus, diante de em um salão completamente lotado.

Nesta tarde, os réus são ouvidos. Durante o depoimento, que durou quase 30 minutos Jorge Beltrão confessou o crime e só corrigiu uma informação do delegado Paulo Berenguer. Segundou Jorge, quando ele deferiu o golpe de faca na jugular de Jéssica ela já morreu neste momento e não depois, quando foi levada ao banheiro. Ele ainda assumiu a autoria de outros crimes em Garanhuns. O acusado se defendeu dizendo que estava fora de si no momento dos crimes, alegando que seria esquizofrênico.

Foto: Lélia Perlim/ Rádio JC News Jorge Beltrão se defendeu alegando que seria esquizofrênico Foto: Lélia Perlim/ Rádio JC News

A repórter Lélia Perlim acompanha o julgamento nesta tarde e traz outros detalhes:

Os três permaneceram em silêncio durante toda a amanhã. Isabel, uma das mulheres de Jorge, chorou a maior parte do tempo. A primeira testemunha de acusação, o psiquiatra forense, Lamartine Holanda, responsável pelo laudo de sanidade mental do trio, concluiu durante a sessão que eles não apresentam distúrbios.

Ainda de manhã, o delegado Paulo Berenguer responsável pelo caso, testemunhou. A promotora de justiça, Eliane Gaia, garante estar confiante na condenação dos réus. Questionada sobre a tentativa das defesas de convencer os jurados de esquizofrenia no caso de Jorge e de que as esposas eram coagidas a promotora foi enfática. Nós temos provas suficientes para derrubar todas essas teses. Ninguém estava obrigada a fazer nada, todo mundo estava livre, rebateu a promotora. Eles foram submetidos a testes e laudos psiquiátricos que comprovam que eles são perfeitamente normais, completou.

Rafael Carneiro acompanhou o julgamento durante toda a manhã e traz os detalhes:

Além dos crimes, Bruna Cristina é acusada de falsidade ideológica, por ter assumido a identidade da vítima após a morte. Os três criavam a filha da jovem morta no bairro de Rio Doce, na área norte de Olinda.

A promotoria vai pedir a condenação por homicídio quadruplamente qualificado, por meio cruel e para esconder crimes anteriores. Os advogados de defesa vão tentar alegar insanidade mental de Jorge Beltrão, enquanto os de Isabel e Bruna tentam usar a tese de coação.

Jorge Beltrão foi recebeido aos gritos de assassino. Foto: Twitter @Portal NE10 Jorge Beltrão foi recebeido aos gritos de assassino. Foto: Twitter @Portal NE10

Isabel chegou ao Fórum com o rosto coberto pelas mãos. Foto: Luiz Pessoa/ NE10 Isabel chegou ao Fórum com o rosto coberto pelas mãos. Foto: Luiz Pessoa/ NE10 Bruna também é acusada por falsidade ideológica. Foto: Luiz Pessoa/ NE10 Bruna também é acusada por falsidade ideológica. Foto: Luiz Pessoa/ NE10

Os canibais também respondem por mais dois assassinatos, cometidos em Garanhuns. O caso veio à tona em 2012.

Em Garanhuns, casa era usada para matar vítimas e colocar sua carne em empadas. Foto: Diego Nigro/JC Imagem Em Garanhuns, casa era usada para matar vítimas e colocar sua carne em empadas. Foto: Diego Nigro/JC Imagem

Confira agora um trecho de uma entrevista onde Jorge Beltrão Negromonte da Silveira confessa os homicídios:

A defensora pública Tereza Joacy Gomes de Melo vai defender a tese que Jorge tem problemas mentais. A defesa irá propor uma medida de segurança, ou seja, a internação num hospital para portadores de transtornos mentais, ao invés de condenação.

Já Bruna Cristina, deve confessar detalhadamente o assassinato da jovem Jéssica durante o interrogatório.

Confira o depoimento de Isabel Cristina Pires da Silveira, esposa de Jorge, sobre o esquartejamento de uma outra vítima, Geise, moradora de Garanhuns:

Foto: Diego Nigro Foto: Diego Nigro

A expectativa é de que o julgamento do trio de Canibais de Garanhuns termine ainda nesta quinta-feira. A promotora Eliane gaia se mostra tranquila quanto a punição de todos os três envolvidos no crime:

As mulheres estão na Colônia Penal Feminina De Abreu E Lima, e Jorge se encontra no Complexo Prisional do Curado, no Recife.

Em Garanhuns a expectativa é grande. A dona de casa Vanísia Freitas conta como é morar na casa onde duas mulheres foram assassinadas:

LEIA TAMBÉM: Acusados de matar, esquartejar e vender carne humana podem pegar mais de 30 anos de prisão Trio conhecido como canibais vai a julgamento na próxima quinta-feira no Fórum de Olinda Público autorizado e curiosos vão ao Fórum de Olinda para acompanhar julgamento