No Novembro Azul, hospitais fazem mutirão de combate ao câncer de próstata

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 15/11/2014 às 16:05

A Sociedade Brasileira de Urologia Seccional Pernambuco organizou um mutirão de combate ao câncer de próstata, neste sábado (15). Vários hospitais do estado participaram da ação, como Oswaldo Cruz, em Santo Amaro, e o Hospital das Clínicas, na Cidade Universitária. Nesta última unidade, no entanto, pacientes causaram um tumulto quando as 300 fichas que foram disponibilizadas aos pacientes acabaram.

A polícia precisou ser acionada para controlar a multidão, de mais de mil pessoas, segundo informações de pacientes. Alguns alegaram que não sabiam do limite de fichas. O chefe de Urologia do Hospital das Clínicas, Fábio Vilar, explicou que houve um número muito maior do que o esperado, mas que os pacientes vão receber atendimento em outro momento. A ação faz parte da campanha Novembro Azul, que sensibiliza a sociedade para a importância de se prevenir do câncer de próstata. De acordo com o Instituto Lado a Lado Pela Vida, as causas da doença ainda são desconhecidas.

Embora normalmente apareça em homens com mais de 65 anos de idade, as chances de desenvolver a doença aumentam em até 50% se já houve algum caso de câncer de próstata na família. Além disso, homens a partir dos 45 anos de idade, devem procurar um urologista anualmente para realizar os exames preventivos.