As consequências do alto índice dos acidentes com moto

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 18/11/2014 às 13:08
Com informações do NE 10 Debate 18 (2)

Estimativa aponta que o número de mortes em acidente com motos deve crescer cerca de 8% a 10% este ano, em relação a 2013, em Pernambuco. O estudo é do Comitê de Prevenção aos Acidentes de Moto em Pernambuco (Cepam), que se baseia pelos números registrados até o mês de julho deste ano. A meta era de reduzir 6% dos acidentes. As cidades do interior do Estado registram os maiores índices.

De acordo com informações da Cepam, o retrocesso é causado diretamente pela falta de fiscalização dos municípios, sendo as motos cinquentinhas um incentivo para os acidentes. O presidente do Cepam, João Veiga, defende uma fiscalização mais rigorosa por parte das prefeituras.

Segundo a pesquisa, Pernambuco tem em média 22 mortes com acidente de motos para cada 100 mil habitantes, mais que o dobro da média, sendo considerada como epidemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é dez mortes para cada 100 mil habitantes. O município de Trindade, na região do Araripe, estão sendo registrados 100 acidentes com mortes para cada 100 mil habitantes, esse estando em primeiro lugar no mapeamento apresentado. Em Segundo está a Região do Pajeú, com 55 mortes para 100 mil habitantes. A Região do Pólo Têxtil no Agreste está em terceiro, com 40, e a Região Metropolitana do Recife registra 22 mortes para cada 100 mil habitantes.

Em relação ao atendimento hospitalar, dos 104 internados especificamente na enfermaria de traumatologia do Hospital da Restauração (HR), entre maio e agosto deste ano, mais de 90% foram de vítimas de acidentes com motocicletas.

O tratamento para vítimas deste tipo de ação tem o custo no entorno de R$ 175 mil. Entre os meses de setembro de 2013 e setembro de 2014, foram registrados 10.075 acidentes com motos no HR. A maioria das vítimas (87%) era do sexo masculino e os do interior, 72% usavam moto sem capacete. De 3.781 pacientes atropelados, 42% (1.583) foram atingidos por motocicletas e cinquentinhas, 34 deles na calçada.

Antonio Martins Neto recebeu no estúdio da Rádio JC News o cirurgião geral Dr. João Veiga, coordenador executivo do Comitê Estadual de Prevenção aos Acidentes com Motos, e Marcelo Sadi, diretor do Projeto Socioeducativo Moto Amiga.

Confira o debate completo: