União terá que fornecer medicamento feito de canabidiol à criança com Síndrome de Rett

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 19/11/2014 às 16:18

A União tem de fornecer um medicamento feito de canabidiol (substância presente na maconha) a uma menor portadora da Síndrome de Rett, uma doença neurológica rara. A decisão, em caráter liminar, é da juíza federal convocada Salise Monteiro Sanchotene, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região.

De acordo com o processo, a autora, hoje adolescente, é totalmente dependente para as atividades da vida diária. A mãe busca o canabidiol numa tentativa de diminuir suas crises epiléticas, que ocorrem, em média, três vezes ao dia, mesmo com a paciente usando três tipos de anticonvulsivantes.

Síndrome de Rett

A Síndrome de Rett decorre de uma mutação do gene cdkl5. A doença causa um distúrbio do sistema nervoso que leva à regressão no desenvolvimento, especialmente nas áreas de linguagem expressiva e uso das mãos. Como o gene referido se dá no cromossoma x, a síndrome ocorre mais em meninas.

A consultora em gestão de saúde, Natália Barroca conversou com Everson Teixeira na Rádio JC News. Ela destacou que a decisão dá precedentes para outros casos. Confira: